Reproducao_freepik Foto: Divulgação/IMP Concursos

Netflix ou Homer Simpson? Veja qual tipo de concurseiro é você

Publicado em Concursos

Concurseiro netflix, das antigas ou Homer Simpson? Os especialistas em concursos públicos, Juliana Gebrim e Leonardo Murga, criaram de forma criativa alguns perfis de estudantes. (Veja abaixo)

Apesar da descontração, a psicóloga Gebrim explica que é necessário o aluno se conhecer com profundidade, para saber lidar com as emoções e entender sua história de vida para alcançar o que se deseja.

Desse mesmo modo, o professor Murga aconselha os candidatos a focar nos estudos e não desistir dos seus sonhos. “Minha orientação para todos é para que se concentrem no seu objetivo de vida e criem todo um clima para quando tudo se normalizar e estiver definido. Peço que façam uma espécie de blindagem e que foque no seu sonho”, orienta.

Veja abaixo os tipos de concurseiros e saiba quem é você nesse universo:

Concurseiro Entre Aspas

Busy Work GIF - Find & Share on GIPHY

Finge que estuda. É aquele que está nesse status só para mostrar para os outros que está estudando para concursos públicos.

Concurseiro Netflix

Tired Crazy Ex Girlfriend GIF - Find & Share on GIPHY

Só estuda por temporadas. É aquele que sempre está dando início e fim a processos pequenos de estudos. Ou seja, ele não compreendeu ainda que o estudo para concursos é um processo continuado e que tem que estudar até passar.

Concurseiro das Antigas

Study Dancing GIF - Find & Share on GIPHY

Vive preso ao passado, quando era mais fácil de conseguir a aprovação. É aquele que estudou para concursos públicos há muito tempo e não consegue entender que o mundo dos concursos mudou. Ou seja, não consegue entender que a metodologia de estudos para concursos agora é outra e não pode ser pautada somente pelo uso de apostilas.

Concurseiro Homer Simpson

Stressed Homer Simpson GIF - Find & Share on GIPHY

Coloca a culpa nos outros dos seus problemas e insucessos. É aquele que, assim como o Homer Simpson, está sempre preso à uma teoria da culpabilidade. Ele não consegue fazer uma autoanálise e ver as dificuldades que ele tem para passar em um concurso público. Ao contrário, prefere colocar a culpa da sua falta de aprovação nos outros.

Por fim, o professor Leonardo Murga deixa uma mensagem a todos os concurseiros. “Existem diversos erros recorrentes cometidos por concurseiros durante a trajetória de estudos. Conhecê-los é fundamental para não repetí-los, seja por meio da mudança de postura, ou procurando suporte profissional adequado. Além disso, é preciso entender que o processo de estudo para concurso público é difícil, mas é temporário. E só depende de cada concurseiro fazer com que ele seja realmente temporário”, finaliza.

Leia também: E se a Caverna do Dragão fosse o mundo dos concursos? Quem você seria?