CBNFOT050720143981 2014. Crédito: Reprodução. Reprodução de Mestre dos Magos do desenho Caverna do Dragão.

E se a Caverna do Dragão fosse o mundo dos concursos? Quem você seria?

Publicado em Concursos

Famosa animação dos anos 1980 e 1990, a Caverna do Dragão está prestes a completar 37 anos de existência e inspirou especialistas a criar perfis bem-humorados de concurseiros. O desenho relata uma aventura enigmática de seis jovens que apresentam características que podem ser comparadas aos estudantes que almejam a aprovação: determinação, resiliência e persistência.

Em resumo, assim como os concurseiros, os personagens da Caverna do Dragão passam por conflitos psicológicos, ansiedades e medos. A partir desta analogia a psicóloga JUliana Gebrim e o professor Leonardo Murga, analisam de forma descontraída o comportamento de quem estuda para entrar no serviço público e de quem está próximo dessas pessoas.

“É importante se conhecer com profundidade, para saber lidar com as emoções. Entender a sua história de vida e aquilo que te fez chegar a um determinado estado”, destaca a psicóloga.

E se a Caverna do Dragão fosse o mundo dos concursos? Quem você seria?
Veja a descrição do professor Murga:

1. Bobby (bárbaro) – É o concurseiro que mais se engana. Diz estar estudando, mas só tem compromisso com a Uni.

2. Sheila (ladina) – É a concurseira que diz que está sumida por causa dos estudos, mas sempre aparece para salvar a Uni e o irmão sem foco. Tem poucas chances de passar.

3. Presto (mago) – Conta com os melhores recursos (chapéu de feiticeiro). Canetas luxuosas, coach, tablet, todos os livros, todos os materiais mais caros, mas não sabe usar nada disso por pura insegurança e falta de foco.

4. Hank (arqueiro) – É o concurseiro que se acha bonzão. Diz saber tudo. Tira onda com seu conhecimento acumulado no WhatsApp e com seus bons recursos para estudar (arco mágico). Mas, no final, sempre acaba reprovado por ser metido e querer saber mais do que a banca.

5. Diana (acrobata) – Talentosa, esforçada e centrada, porém sofre com a falta de recursos (bastão mágico) não tão bons quanto os dos outros. Contudo, compensa o problema com sua força de vontade e foco. Mesmo com todas as dificuldades, irá lograr sua aprovação.

6. Eric (cavaleiro) – Parece louco na frente dos outros. É motivo de piada e de comentários maldosos. Entretanto, detesta a vida de concurseiro (Caverna do Dragão) e sabe que a única solução para mudar de vida é a aprovação. Nunca perde o foco, nem desiste do objetivo. Com seu bom material (escudo mágico) e seu jeito meio atrapalhado, sua aprovação é apenas questão de tempo.

Além disso, descubra quem está próximo a você:

Uni (unicórnio) – É a vida social. Festas, churrascos, cachaça e demais convites fofinhos que só servem para te tirar do foco;

Mestre dos Magos – Representa todo mundo que dá palpite na sua vida de estudos. Só te confundem e não te ajudam em nada. E, quando você precisa deles, eles somem;

Vingador (vilão) – É a reprovação, o insucesso. Antigamente, já representou coisas boas, tais como a aprovação. O problema é como fazer para ele voltar para como era no passado.

Tiamat (dragão) – Cespe/UnB.

 

Veja vídeo com as dicas dos especialistas: