Censo segue previsto para acontecer em 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, por meio de rede social, que está trabalhando para definição dos melhores procedimentos de reembolso da taxa de inscrição. Além disso, o órgão informou que também trabalha para contratação da empresa para realização do processo seletivo dos recenseadores e agentes a fim de levar a campo o Censo 2022.
Vale lembrar que, no dia 18 de outubro, o IBGE informou que o processo seletivo, com mais de 204 mil vagas temporárias, havia sido cancelado. De acordo com o instituto, o contrato com o Cebraspe foi encerrado e não seria prorrogado. No entanto, um novo concurso pode estar próximo, já que o próprio IBGE afirmou que o instituto estava adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022.
Veja o comunicado divulgado pelo IBGE, no dia 26 de outubro
“Conforme informado anteriormente em nossos canais oficiais, os processos seletivos simplificados (PSS) do Censo foram cancelados e as taxas e inscrição serão devolvidas.
Estamos trabalhando com todo o cuidado na definição dos procedimentos necessários para a devolução, considerando-se as questões sanitárias atuais e o montante e o grande montante de inscritos.
Em breve divulgaremos em nossos canais tais procedimentos e o cronograma desta etapa.
Em relação aos processos seletivos futuros, o IBGE esclarece que ainda dispõe de um cronograma de inscrições definitivo.
Tão logo sejam definidas as datas, elas serão divulgadas no portal www.ibge.gob.br e nas nossas redes sociais.
Reiteramos que o Censo Demográfico está previsto para o ano de 2022, com a coleta planejada para se iniciar em 01 de junho.
Contamos com a compreensão de todos os os que têm direito à devolução e pedimos que aguardem os esclarecimentos necessários.”