Humanização dos estudos para concursos: saiba o que é e como aplicar na rotina

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Você sabe  o que é humanização dos estudos? O termo fala sobre a necessidade de parar de acreditar um pouco na venda de “fórmulas mágicas” para aprovação e conseguir de fato, auxiliar o candidato a estudar com aquilo que ele tem de melhor e possível. Ou seja, de acordo com sua própria realidade de horários, rotina, material e não gerando falsas esperanças e assim, fazendo com que o candidato não aumente o nível de ansiedade e frustração.
Para falar sobre o tema, o Papo de Concurseiro conversou com Leticia Barros, que é professora mentora e CEO da gabaritte. Segundo a especialista,  a humanização dos estudos consiste em adaptar a rotina e as necessidades do candidato, a metas que sejam reais e plausíveis.  “Cada um de nós tem uma peculiaridade, uma necessidade específica e generalizar as metodologias de aprendizagem, não só dificulta a aprovação, como gera uma ansiedade desnecessária”, explica.

Confira as dicas da especialista:

O que é uma mentoria personalizada? 

A mentoria personalizada é um estudo criterioso do perfil do candidato que está se preparando para algum certame, fazendo assim, com que se oriente da forma correta o estudo, sem fórmulas mágicas, “receitas de bolo”. A individualização neste processo é exatamente necessária, para que o candidato reconheça e entenda seus limites, suas necessidades e consiga assim, otimizar sua rotina.

Qual a necessidade de se personalizar o estudo para cada candidato? 

Personalizando, evitamos que o candidato passe por um processo de frustração. Ele não vai seguir metas inatingíveis, serão metas que ele vai conseguir cumprir, pois estão de acordo com o perfil dele, com o ele pode oferecer e no seu limite. A ansiedade de bater metas genéricas, ofertadas a todos, sem análise de cada candidato, pode gerar uma ansiedade maior, um nível de desespero pré-prova e talvez, levar o candidato até à desistência.

Como a humanização dos estudos pode melhorar a vida dos estudantes? 

Vivemos períodos em que “ter” “vender” “consumir” tornaram-se maiores do que “ser” “ajudar” “ser consciente”. Então, humanização dos estudos é nada mais, nada menos, do que ter atenção ao candidato, às reais necessidades dele, ao que ele, com sua rotina, consegue se doar aos estudos. A preocupação não é essencialmente em vender um produto ou serviço, e sim, na qualidade de vida e estudo daqueles candidatos.

Quais as principais sugestões para candidatos que estão preparando-se para algum certame? 

Façam uma autoanálise.  Primeiro perguntem-se “quero seguir mesmo com essa carreira?” . Se a resposta for positiva. Comecem a organizar o que vocês podem fazer por si.

A maior preocupação dos candidatos é (e deve ser também, claro) comprar um bom material, um bom curso, escolher excelentes professores, mas, não conseguem antes de tudo isso, olhar para dentro e destacarem o que eles podem fazer por si.

Analisem seus horários, a capacidade de aprendizagem em alguma disciplinas, as dificuldades, quantas horas vocês terão disponível para dedicação dos estudos, organizem um ambiente (não necessariamente um local cheio de enfeites, post-its, livros caríssimos), pense nas suas condições, não deem um passo maior do que as pernas e assim, caminhem cada um, no seu ritmo. A aprovação vai chegar na hora certa!

Qual a diferença entre metas genéricas e metas individualizadas? 

Vejam bem, não estou aqui afirmando que cronogramas genéricos não funcionam. Funcionam para milhares de pessoas. Estou demonstrando a necessidade de se personalizar, pois a diferença consiste, principalmente, em entender o perfil do aluno que está estudando.

Vamos a um exemplo prático:

Pedro terminou a faculdade, mas tem condições financeiras de dedicar-se somente aos estudos, sem preocupações com contas, sustento dos filhos e prazos no trabalho. Pedro acorda às 6h, vai a melhor academia da cidade, toma um bom café com calma, inicia seus estudos às 10h, almoça com tranquilidade às 12:30, descansa e retoma os estudos às 14h, encerrando 22h. Aos finais de semana, Pedro para e vai se divertir, pois cumpriu a meta toda durante a semana.

Maria, tem o sonho do cargo público. Trabalha em uma loja do shopping, entra às 9h e sai às 18h, com intervalo de 2h para almoço, mas como mora longe, Maria almoça sempre no trabalho, para não perder tempo. Nessas duas horas, Maria consegue comer rápido e estudar 1h. Chega em casa, por ser mãe solo, vai cuidar da filha, dar carinho, atenção e somente às 22h Maria consegue volta aos estudos. Maria consegue estudar das 22h até às 2h da manhã, mas, cansada, pois às 9h já deve estar novamente no seu emprego.

Então, vos pergunto: a mesma meta, o mesmo cronograma enviado a Pedro, servirá para Maria? NÃO! Pois estes possuem rotinas diferentes, situações de vida diferentes.

Isso significa que Pedro será aprovado e Maria não? COM CERTEZA, não!

Só significa que precisamos olhar a situação de cada candidato, as peculiaridades, a rotina e adaptar uma meta necessária e plausível para cada um deles.

O nível de aprovação dos alunos aumenta com a mentoria personalizada?

Não só o nível de aprovação aumenta, como a qualidade de vida. O candidato consegue cumprir as metas, pois estas são destinadas a ele, para a rotina e necessidades dele. Cumprir metas, significa menos frustração, menos ansiedade e, consequentemente, maior qualidade nos estudos.

Existem vários perfis de candidatos, como conseguir ajudar a todos?

Analisando cada um deles.  Quando um aluno me procura, ele passa por uma entrevista. Nessa entrevista é perguntado desde alimentação do candidato, até estado Civil.

É necessário entender como funciona o dia a dia do candidato, para assim, conseguirmos otimizar uma meta tangível, que aquele aluno consiga cumprir.

Os perfis dos candidatos Mudam, as situações econômicas, estados civis, tudo isso deve influenciar na meta do candidato, para que ele não sinta a necessidade de abandonar a tudo e a todos para estudar, mas sim, consiga conciliar o estudo com a rotina que ele já mantém.

Em qual momento o candidato deve fazer essa autoanálise?

Ao decidir prestar o certame.  É uma análise rápida, não vai fazer o candidato perder tempo, ao contrário, ele vai ganhar mais tempo ao longo do caminho de preparação.

Como funciona o estudo humanizado/individualizado?

Analisamos todos as peculiaridades dos candidatos. Assim, podemos fazer um cronograma que ele vá conseguir cumprir.  As metas serão sempre crescentes, ou seja, vamos aumentando de acordo com o cumprindo das mesmas e também com o rendimento dos alunos.

Vamos a mais um exemplo prático:

Pedro tem 8h livres por dia para estudar. Na primeira semana, Pedro vai estudar essas oito horas? NÃO!

Vamos começar devagar, analisando como Pedro vinha estudando, qual nível em que Pedro está, para assim, irmos aumentando as metas de acordo com as necessidades do candidato;

Maria tem 3h livres para estudo. Então, por obrigação, Maria já deve começar estudando todos os dias, 3h? NAO!

Maria também vai passar pelo processo de conhecimento, vai começar devagar e aumentando suas metas paulatinamente.

Em que isso ajuda?

Estudando no ritmo crescente, evitamos à exaustão do candidato. Ele vai pegando ritmo, estudando corretamente e ao chegar no dia da prova, estará com a mente descansada, sem nervosismo exacerbado.

Estudando sem estratégia, o candidato se exauri, vai fazer a prova cansado e com a sensação “não aprendi nada/não lembro de nada” pois o cansaço já tomou conta.

Cite cinco dicas para melhorar o rendimento dos candidatos?

Muitos candidatos não tem condições de adquirir cursos caros, livros ou até mesmo uma mentoria.  Então vamos passar umas dicas para que eles possam manter a organização e um estudo correto:

1- Faça sua autoanálise– veja se esse certame realmente é o que você quer para sua vida profissional. Feito isso, comece a organizar material;

2- Organize materiais atualizados. Caso não tenha condições de comprar, procure na internet, sempre temos aulas em canais gratuitos e livros gratuitos atualizados, bons resumos. Leiam, vejam a qualidade e utilizem no estudo de vocês;

3- Otimizem a rotina. Analisem quanto tempo vocês tem para estudar, preparem metas de acordo com esse tempo, lembrem-se, estudem de forma crescente, sem atropelar fases;

4- Separe o que vocês têm afinidade, daquilo que têm dificuldade. Mesclem as disciplinas. Estudar só o que gosta é maravilhoso, mas o diferencial é estudar a maior quantidade de conteúdo possíveis e isso deve incluir, as disciplinas que você tem dificuldade;

5- Organizem um ambiente de estudos. Não precisa ser regados a enfeites, post-its, materiais caros.

Local organizado, caderno, duas canetas simples de cores diferentes e material atualizado. O básico SEMPRE vai funcionar.

No mais, prestem atenção em vocês, não olhem para o vizinho, cada um estuda a sua maneira e como pode. Tenha paciência consigo, a preparação exige autocuidado, não percam isso.  Sua aprovação vai vir no momento certo. Faça sua parte, estude com estratégia e com certeza, a nomeação vem!