Prova (Ed Alves) Credito: Ed Alves/CB/D.A Press

Governo estuda criar concurso nacional unificado com prova em 180 cidades

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos

Se a ideia for aprovada, o certame seria aplicado no mesmo dia, em 180 cidades. O formato seria parecido com o Enem

Por Aline Gouveia – O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estuda a possibilidade de criar um Concurso Nacional Unificado para diversos órgãos federais, em moldes parecidos com os do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pasta se reúne, nesta sexta-feira (25/8), pela primeira vez, com órgãos autorizados a realizar concursos públicos, para discutir o tema.

O objetivo da ideia do concurso nacional é que a prova seja aplicada no mesmo dia, em 180 cidades do país. A pasta ainda não detalhou datas para a aprovação desse novo modelo de certame e nem se haverá restrições de cargos ou órgãos do governo.

“É uma iniciativa inovadora, no sentido de tentar instaurar pra esse tema, um processo mais organizado e coordenado de concursos que harmoniza e padroniza os procedimentos, os processos, os resultados e permite trazer para o seio do estado brasileiro, pessoas qualificadas, íntegras, competentes e diversas, já que com essa estratégia, nós pretendemos atrair pessoas que jamais teriam em outras condições, oportunidade de concorrer a uma vaga no setor público”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.

O governo federal tem focado no estudo e na abertura de novos concursos públicos. Para a ministra Esther Dweck, o número de servidores no poder Executivo Federal ainda é insuficiente para garantir a prestação de “bons serviços para a população”. “É difícil saber qual área do serviço público está mais carente”, disse, em julho.