Woman at work Freepik/Divulgação

Especialista fala sobre retomada de grandes concursos públicos em 2022

Publicado em Concursos

Com um cenário muito favorável, os concursos de 2022 devem trazer diversas oportunidades para quem sonha com um cargo público. Este novo ano também marca a retomada de muitos editais e certames que estavam suspensos por conta da pandemia.

“O avanço do combate à pandemia traz um cenário mais estável, inclusive as previsões quanto ao futuro se tornam mais seguras. Assim, já temos editais de concursos saindo com mais frequência e uma certeza maior para o candidato quanto à possibilidade e viabilidade de aplicação das datas das provas sem adiamentos, o que possibilita uma programação com relativa segurança” afirma José Trindade, especialista em Direito Administrativo do IMP Concursos.

Ainda de acordo com o especialista, outra questão que deve ser analisada e que já vinha se manifestando antes da pandemia, porém ficou mais evidente, é o grande intervalo de tempo sem a realização de grandes concursos em órgãos públicos importantes.  “É o caso do INSS, que teve a validade do seu último certame encerrada em 2018, e também do Senado, que teve seu último concurso em 2012. Com a pandemia, esse quadro foi agravado, aumentando ainda mais a necessidade de novos concursos, novas convocações e contratações”, diz.

“Existem inúmeros órgãos públicos que estão não só com defasagem de servidor, mas sem a possibilidade de convocar ninguém por não terem nenhum um concurso ativo. Isso ocorre em vários tribunais, entre eles o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Caso semelhante aos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça Estaduais e da Justiça Federal também, o que contribui muito para o futuro promissor dos concursos em 2022”, explica José Trindade.

Trindade ainda garante que a área de segurança continuará em alta em 2022, com destaque para os concursos de Policiais Penais, as Polícias Civis Estaduais e as Polícias Militares em todo o país. Os concursos para delegados também têm uma boa perspectiva para o ano que vem. “Resumindo, um cenário bem mais promissor, não apenas relacionado a 2020 e 2021, mas aos anos pré-pandemia 2017, 2019 e 2019”.

Para o especialista é  essencial começar a estudar desde já, o mais rápido possível, porque deixar para depois é um grande erro. Com uma gama de concursos tão grande, a dica para o candidato é: estabelecer uma boa base de conhecimento e definir uma área na qual ele quer atuar.

“Se a pessoa não tem base, ou já faz muito tempo que não estuda, vale a pena começar do zero, começar do básico. Iniciar a leitura da lei, de análise de conceitos fundamentais de cada disciplina, e acima de tudo exercitar, desde o início. Não cair na tentação de querer aprender toda a teoria para depois fazer exercício. Exercitar sempre à medida que for captando os conteúdos teóricos, colocar em prática de imediato. Acho que essas são as principais estratégias para estudar nesse momento”, finaliza o professor.

Leia também: Ano da retomada! 2022 promete cerca de 80 mil vagas em concursos públicos

Tchau, 2021! Para especialistas, concursos públicos devem bombar em 2022

Concursos para ficar de olho! Confira os maiores destaques previstos para este ano

Concursos 2022: especialista comenta o cenário e as expectativas para o próximo ano