Crédito: PMDF/Divulgação

Especialista dá dicas de Direito Constitucional para o concurso da PMDF

Publicado em Concursos

Uma nova oportunidade para quem sonha em seguir carreira policial vem por aí! Com estimativa de autorização para 2022, o certame da Polícia Militar do Distrito Federal PMDF, previsto na lei orçamentária, ofertará vagas não só para o cargo de soldado, mas também para oficial. Para quem já está se preparando, o especialista de Direito Constitucional do IMP Concursos, Cristiano Lopes, passou algumas dicas para estudar antes mesmo da publicação do edital.

De acordo com o professor, dar uma olhada no edital anterior é essencial, pois geralmente, salvo exceções de atualizações e mudanças de leis, não há muitas alterações no conteúdo a ser cobrado. “No último edital do concurso para PMDF, basicamente, em Direito Constitucional, foi cobrado Direito e Garantias Fundamentais (CRFB/88, art. 5º – 17) e Segurança Pública (CRFB/88, art. 144)”, explica.

Confira as dicas:

– Para um bom resumo de Direito Constitucional, é preciso, antes de tudo, saber o que é Direito Constitucional. Assim, o primeiro passo é marcando ou sublinhando nos seus materiais (livros, apostila ou PDF) as palavras-chaves ou os textos mais importantes antes de repassá-los para seu caderno de anotações. Caso ache mais interessante você poderá fazer esquemas, como gráficos ou tabelas, isso ajuda muito com a memorização.

– A leitura dos artigos da CRFB/88 é de extrema importância, mas gostaria de destacar dois temas como os assuntos mais importantes e que com certeza estará na prova: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (CRFB/88, art. 5º) e Segurança Pública (CRFB/88, art. 144).

– Para que o concursando tenha um melhor desempenho nos estudos ele (a) precisa fazer um planejamento no qual nossa mesclar a leitura da legislação (lei seca), a doutrina (livro ou apostila) e questões da banca (muitas questões – o máximo que puder fazer). O segredo para a aprovação é o exercício e persistência nos estudos.

Expectativa para 2022

O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos informou recentemente que a corporação deverá abrir novo concurso público em 2022. De acordo com o representante, a PMDF irá enviar, ainda este ano, pedido para autorização do edital à Secretaria de Economia.

“A previsão é que a gente autorize no ano que vem, mandando agora, para fazer o concurso no ano que vem e para que a gente inicie o Curso de Formação em 2023”, disse Vasconcelos em uma entrevista nas redes sociais.

O policial ressaltou que a realização de um novo concurso público é um processo demorado. Entre a autorização orçamentária e a realização efetiva do concurso há uma demora de mais ou menos um ano. E entre a realização do concurso e o chamamento é quase mais um ano”, explicou.

O concurso para a PMDF também está previsto no projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022. Conforme o texto, fica reservada à instituição a oferta de 736 vagas.

Último concurso

Em 2018, a PMDF realizou seu último concurso público, com 2 mil vagas para soldados, de nível superior. Além da escolaridade, foi exigida idade máxima de 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. O certame também abriu 18 vagas na função de músico, com especialidade em corneta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e trombone.

Os candidatos passaram por prova objetiva, redação, avaliação física, exames biométricos e avaliação médica, sindicância de vida pregressa, avaliação psicológica e curso de formação. Durante o curso de formação, os ganhos foram de  R$ 6.095,41 para soldados e de R$ 4.119,22 para músicos.