medico-estetoscopio Foto: Divulgação/Governo SP

DF vai selecionar mais 100 médicos para enfrentamento à covid-19

Publicado em GDF

Os profissionais vão cumprir carga horária de 20h semanais, mediante a contratação temporária pelo período de 1 ano, podendo ser prorrogado

Jéssica Andrade – O Distrito Federal vai realizar um novo processo seletivo para a formação de cadastro reserva com 100 vagas para médicos. O objetivo é reforçar as equipes de enfrentamento à covid-19. Os aprovados serão convocados conforme necessidade e disponibilidade de orçamento.  A portaria que autoriza a seleção foi publicada na página 5 do Diário Oficial do Distrito Federal, desta quinta-feira (3/3), e foi assinada pelo secretário de estado de Economia, José Itamar Feitosa. 

O processo seletivo simplificado ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. A carga horária dos selecionados será de 20h semanais.  Os profissionais vão reforçar as equipes que atuam no enfrentamento à covid-19, mediante contratação temporária, pelo período inicial de 12 meses. 

Depois de selecionados, o provimento das vagas estará condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira no exercício, devendo existir adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e a contratação se dará conforme a necessidade, a urgência e o agravamento da situação da pandemia no Distrito Federal. 

O documento ainda autorizou a previsão de cadastro reserva igual a 50% do número de vagas autorizadas. A contratação do cadastro reserva fica condicionada à manutenção do interesse público e à disponibilidade orçamentária e financeira.

Vale destacar que, em janeiro de 2020, o Governo do Distrito Federal declarou situação de emergência no âmbito da saúde pública do Distrito Federal e autorizou a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia.

Outros processos

Esse é o segundo processo seletivo realizado para a contratação de médicos visando o atendimento à população do Distrito Federal no combate à pandemia do novo coronavírus só em 2022. Já neste ano, médicos foram contratados mediante processo seletivo que também formou cadastro reserva para o cargo de médicos. A promessa era de que os profissionais começassem a trabalhar no final de fevereiro, cumprindo jornada de 20h semanais e recebendo a remuneração inicial de R$6.327.

Concurso para efetivos

A Secretaria de Saúde também recebeu autorização para realizar um novo concurso público para o provimento de cargos efetivos. Ao todo serão ofertadas 381 vagas, sendo 50 vagas para cirurgiões dentistas, 101 para enfermeiros e 230 para médicos, todos de carreira. A espera é pelo lançamento do edital em dois meses.