detran_pi_widelg Google Maps

Detran-PI: pedido para realização de novo concurso segue em análise

Publicado em Concursos, Concursos Públicos

Karolini Bandeira*- O pedido para autorização de um novo concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Piauí (Detran-PI) teve novas movimentações! Recentemente, o processo foi encaminhado à Secretaria de Administração e Previdência do Estado (Seadprev) e segue em análise pela secretaria.

O documento encaminhado argumenta que boa parte do quadro de servidores do Detran-PI, que conta com 338 efetivos, é composta por profissionais com mais de 60 anos.

“Além dos vários casos de afastamento por licença, boa parte dos servidores do órgão está afastada por compor o grupo de risco para Covid-19”, justifica o relatório de agosto de 2020.

Ainda segundo o documento, desde sua criação, o Detran-PI nunca teve acréscimo no quadro de efetivos. “A falta de servidores em número mais expressivo é sentida”, aponta o órgão.  O pedido foi assinado pelo ex-diretor geral, Arão Martins.

O atual diretor do Detran-PI, Garcia Guedes, também expôs o interesse na realização de um novo certame. Em agosto de 2020, o profissional garantiu que, durante sua gestão, irá lutar por novos editais. “É uma realidade que não podemos deixar de levar em consideração. Entretanto, são servidores valorosos que ajudam o Detran como um todo. Iremos debater com o pessoal da Secretaria de Administração sobre a possibilidade de realização de novos concursos para poder rejuvenescer o corpo de servidores do Detran”, falou o profissional.

Última seleção para temporários

O último processo seletivo para o Detran-PI para temporários foi aberto em 2012, com a oferta de 22 vagas na área de tecnologia da informação. Puderam se candidatar profissionais com nível técnico e superior para os cargos de analista de suporte pleno, analista de suporte júnior, técnico de suporte, analista de sistemas pleno, programa e analista de sistemas júnior.

 

 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer