Poços de Caldas Foto: Divulgação/IBGE

Coronavírus: IBGE suspende coleta de dados domiciliar e vai rever cronograma do Censo

Publicado em Concursos

Por meio de nota, assinada pelo Conselho diretor nesta terça-feira (17/3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que está suspensa a coleta de informações domiciliares devido ao coronavírus.

 

Segundo o órgão, considerando o quadro de emergência da saúde pública causado pelo COVID-19 e as orientações do Ministério da Saúde, o IBGE decidiu suspender a coleta domiciliar (presencial) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).

 

O IBGE afirmou, porém, que segue estudando alternativas para a realização da pesquisa de modo que não envolvam visitas a domicílios.

 

“Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validada para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, buscando preservar a série histórica dos dados”.

 

Em breve, um novo cronograma do Censo Demográfico deverá ser anunciado pelo IBGE.

 

Atualmente, o IBGE está com seleção pública aberta para realização do Censo Demográfico 2020, que oferece 208.695 vagas, sendo 133.203 para o quadro de recenseador, cargo que exige nível fundamental de formação escolar; e 28.138 vagas para agente censitário municipal e agente censitário supervisor, ambos de nível médio. Só no Distrito Federal, são 354 vagas para agentes e 2.571 para recenseador.

 

As vagas desse processo seletivo estão distribuídas por todos o país e as inscrições estão abertas até 24 de março.

 

Saiba mais sobre o concurso do IBGE aqui!

Programação gratuita treina candidatos para as provas do concurso do IBGE