8685_02db8648-ae14-641a-98ac-60092156430c Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Concurso UnDF: banca organizadora é ratificada para seleção com 1.400 vagas

Publicado em Concursos

A banca do novo concurso público da Universidade Pública do DF (UnDF) foi ratificada! A informação foi publicada nesta quinta-feira (12/5), por meio de documento de dispensa de licitação que confirma o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES)  como a organizadora que será responsável por executar e aplicar as provas do certame. Ao todo serão ofertadas 1.400 vagas de nível superior para os cargos de professor de educação superior e tutor de educação Superior, ambos da carreira de magistério superior do DF.

A organizadora ficará responsável pela execução de serviços técnicos especializados para a realização de concurso público para provimento de 250 vagas para o cargo de Professor de Educação Superior e 100 cargos de Tutor de Educação Superior, além da formação de cadastro reserva de 750 vagas para o cargo de Professor de Educação Superior e 300 vagas para o cargo de Tutor de Educação Superior

 

Recentemente, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, usou as redes sociais para falar sobre a criação da Universidade Pública do DF (UnDF), incluindo o concurso público que será realizado para o ingresso de servidores na instituição. Na ocasião, ele disse que a Universidade está com as obras em andamento e espera que ela seja entregue até o final do ano. “Em relação aos concursos, estou trabalhando para que o edital seja publicado o mais rápido possível. Esperamos que em janeiro/2023 nós possamos abrir as primeiras turmas”, informou.

“Trabalhar pela educação não é gasto, é investimento na população, em especial os mais carentes. A expectativa é que, pelos próximos 4 anos, a Universidade receba investimento público da ordem de R$ 200 milhões”, completou ele.

Veja como será o concurso

Secretaria de Economia autorizou a Universidade do Distrito Federal (UnDF) a realizar concurso público com 1.400 vagas. O quantitativo autorizado será distribuído da seguinte forma:

250 vagas para o cargo de professor de educação superior;
100 vagas para o cargo de tutor de educação superior, da carreira magistério superior do Distrito Federal;
Totalizando, 350 para provimento imediato e 1.050 para o cadastro reserva.

O concurso contará com três etapas: prova de títulos, eliminatória e classificatória; prova escrita – objetiva e discursiva – também eliminatória e classificatória, e curso de formação. O curso visa à habilitação dos candidatos aprovados nas etapas anteriores no emprego das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, um dos principais pilares da proposta educacional da UnDF. Trata-se de uma etapa que condiz com as diretrizes legais da UnDF, presentes nas leis de criação da universidade e da Carreira de Magistério Superior do DF. Além disso, cumpre com as determinações do Plano Distrital de Educação (PDE).

Criação da UnDF

Em 28 de julho de 2021, durante a cerimônia de sanção da lei de criação da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes, o governador Ibaneis Rocha anunciou o investimento de R$ 200 milhões na instituição, durante os próximos quatro anos. Também anunciado o concurso público e a cessão, pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), de um imóvel no Lago Norte para o funcionamento inicial da UnDF.

O campus poderá atender a estudantes das regiões do Varjão, Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Planaltina. O governador anunciou ainda o projeto para construção de um prédio na área do Parque Tecnológico (Biotic), que será destinado às instalações acadêmicas. Na expectativa de atender à demanda de outras regiões, o chefe do Executivo também pretende instituir unidades do campus em outras regiões administrativas do DF e da Ride.