crm 22 Concurso CRM 2022

Concurso SEDF: Especialista dá dicas de como se preparar para seleção com mais de 4.000 vagas

Publicado em Concursos

Com edital previsto ainda para o primeiro semestre deste ano, o concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) para professor efetivo terá oferta superior a 4 mil vagas, sendo 812 para contratações imediatas. As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de professor de Educação Básica, pedagogo – orientador educacional e analista de Gestão Educacional.

Para quem está de olho em uma vaga, a especialista do IMP Concursos Madalena Coatio vai dar algumas dicas sobre a disciplina fundamental do certame: Conhecimentos Pedagógicos.

Confira:

Segundo a especialista, os assuntos mais cobrados dentro da disciplina são: Tendências pedagógicas; Currículo; Currículo em Movimento; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Planejamento; Didática e Bases Psicológicas.

Para organizar a preparação de forma ordenada, a dica da professora é começar sempre pelo conteúdo de Educação e Sociedade/Tendências Pedagógicas.

“A prova para professor efetivo deve trazer cerca de 60 questões sobre Conhecimentos Pedagógicos. O importante é que o candidato elabore um cronograma que seja plausível de ser cumprido e realmente mantenha a disciplina para colocar as metas traçadas em prática”, explica a professora Madalena Coatio.

Quais os erros mais comuns cometidos pelos candidatos ao estudar Conhecimentos Pedagógicos?

No geral, os candidatos cometem quatro erros: Não estudar a lei seca; Não cumprir o cronograma traçado; Não estudar por material atualizado; Não saber por onde começar.

Qual é o melhor caminho para fazer a revisão da disciplina para o concurso da SEDF 2022?

A revisão só pode ser feita depois que o candidato dominar a teoria. Após se apropriar da teoria, passar para os exercícios e ir alimentando seus resumos.

Quem fez o concurso para professor temporário pode aproveitar o estudo da disciplina para o concurso de professor efetivo?

Não acredito que haverá mudança nos conteúdos. Serão os mesmos, no entanto, não acredito que parte de tecnologias (Google Meet) será cobrada.

Concurso autorizado

Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal autorizou um novo concurso para a carreira do magistério público. O aval para o novo certame foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, nesta segunda-feira (7/2).

O documento delega à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) a competência para realizar concurso público visando o provimento de vagas para a Carreira Magistério Público e Assistência à Educação.

Ao todo, serão oferecidas 4254 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • Professor de Educação Básica: 776 vagas de início imediato mais 3.104 vagas para a formação de cadastro reserva;
  • Pedagogo-Orientador Educacional : 20 vagas imediatas mais 80 para cadastro reserva;
  • Analista de Gestão Educacional: 16 vagas imediatas mais 258 para cadastro reserva;

O texto destaca ainda que caberá à SEDF a execução dos atos relacionados à contratação da empresa para a realização do concurso público, que, por sua vez, será responsável pela elaboração do cronograma, que trará informações sobre datas e prazos, além da execução do edital.

Além disso, todos os procedimentos, informações e atos relativos à gestão do concurso passam a ser de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação do DF, inclusive após a homologação do resultado final do certame.

A portaria, assinada pelo secretário de economia do DF, José Itamar Feitosa, já está em vigor.

Outras autorizações no DF

Além do concurso para a carreira do Magistério Público, com 4254 vagas, a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal  também autorizou outros dois certames muito aguardados pelos postulantes a um cargo público. Confira:

A Secretaria de Saúde recebeu aval para contratar 381 profissionais. Do total de vagas, 50 são para o cargo de cirurgião dentista, 101 para o cargo de enfermeiro e 230 vagas para cargo de médico, com cadastro reserva correspondente a duas vezes o número das vagas imediatas (Confira aqui).

Além disso, a Polícia Civil do DF também vai abrir uma nova seleção para o cargo de Delegado. Ao todo, serão 150 vagas, sendo 50 para início imediato e 100 para cadastro reserva (Confira aqui).

Ambos os órgão também receberam competência para dar andamento nos preparativos da seleção, sem a necessidade de mais aprovações. O que agiliza o processo de escolha da banca e da publicação do edital.