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Concurso diplomata: Itamaraty estabelece regras e quantitativo de vagas

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Segundo o documento, o concurso será dividido em três etapas e o edital é iminente

 

Jéssica Andrade – O Ministério das relações exteriores publicou uma portaria que estabelece as regras para o concurso de admissão à carreira diplomática. O texto foi publicado nesta quarta-feira (09/02) no Diário Oficial da União e, além das normas, estabelece ainda o quantitativo de vagas. O certame vai oferecer 34 cargos cargos na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.

O documento também informa sobre as etapas da seleção, que serão as seguintes:

  • Primeira fase: prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de questões de língua portuguesa; história do Brasil; história mundial; geografia; língua inglesa; política internacional; economia; e direito.
  • Segunda fase: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de língua portuguesa; língua inglesa.

Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa.

  • terceira fase: provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito;  língua espanhola e língua francesa.

Para estas matérias também serão estabelecidas notas mínimas para aprovação. 

A portaria também informa que o edital será publicado pelo Instituto Rio Branco e que o prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso, será reduzido para dois meses. As reduções de prazos devem-se à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2022.

Banca organizadora está definida

O concurso público para provimento de vagas na carreira de diplomata já tem banca definida. O extrato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (08/02) e o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi o escolhido para organizar o certame. O valor global do contrato é de  R $1.344.000,00 (proporcional à quantidade de seis mil inscritos).

Último concurso

A última seleção para a carreira de diplomata foi realizada em 2021 ( o concurso acontece anualmente) e ofereceu 25 oportunidades, com remuneração inicial bruta de R$19.199,06

A seleção também ocorreu em três fases, sendo a primeira fase realizada em todas as 26 capitais do país e no Distrito Federal. Já a segunda e terceira fases, foram realizadas nas capitais onde houveram candidatos aprovados nas etapas anteriores.

Os aprovados nas três etapas passam ainda por um curso de formação de diplomatas, oferecido pelo Instituto Rio Branco, cuja conclusão constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro.

O que faz um diplomata?

O trabalho do profissional dessa carreira consiste em exercer atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Para ingressar na carreira, o candidato precisa se submeter a hierarquia e disciplina; mérito, dedicação e estudo; disposição em servir no exterior, respeitando as leis, os usos e os costumes dos países onde servir; discrição na vida pública e na vida privada; capacidade e disposição de resolver conflitos e enfrentar situações adversas e inesperadas, na defesa dos interesses do Brasil e de seus cidadãos no exterior.

Além disso, para ser um diplomata é necessário ter os seguintes requisitos mínimos:

  • ser brasileiro nato; 
  • estar no gozo dos direitos políticos; 
  • estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino; 
  • estar em dia com as obrigações eleitorais; 
  • apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter sido aprovado no concurso.