25-09-2018-AGENCIA-INSS-SANTA-ISABEL Foto: Divulgação/Governo SP

‘Concurso INSS não deve acontecer em 2022’, diz presidente

Publicado em INSS

Apesar da fala da autoridade, ainda há grande expectativa sobre o parecer oficial do governo sobre essa seleção

Jéssica Andrade – Segundo o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, o concurso do órgão não deve sair em 2022.

Em resposta a um requerimento de informação, de autoria da deputada Chris Tonietto (PSL RJ), o titular da autarquia informou o seguinte:

“A expectativa é que o desempenho desse ano seja ainda melhor do que o do ano anterior, mesmo sabendo que a força de trabalho disponível diminuirá e não haverá reposição nem por meio de concurso público, nem por meio de contrato por tempo determinado”.

Apesar da fala de Oliveira, ainda há grande expectativa sobre o parecer oficial do governo sobre essa seleção. De acordo com o ministro do Trabalho e da Previdência Social, Onyx Lorenzoni, no próximo dia 22/3 será informado se o concurso do INSS acontecerá ou não este ano. 

Essa previsão de resposta veio após a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) realizar uma nova paralisação nos serviços do INSS. Entre as cobranças esteve a realização do concurso INSS 2022.

Por isso, a  negativa do presidente, ainda não representa uma decisão final. Ela pode estar atrelada, por exemplo, à não convocação, em 2022, de aprovados de um concurso do INSS – afinal de contas não há edital válido para o instituto.

Seguindo a lei, o INSS só poderia convocar os aprovados de um concurso aberto este ano, se o fizesse em quatro meses, homologando o resultado final até 2 de julho, três meses antes das Eleições.

Independentemente da fala do presidente da autarquia da expectativa de um novo certame ainda este ano, um novo certame para provimento de vagas no INSS é urgente. 

O instituto chegou aos últimos meses de 2021 com 3.796 servidores em abono de permanência. Desta forma, mais de 3 mil profissionais podem deixar o INSS somente este ano.

O abono é um incentivo financeiro dado ao servidor público estatutário que deseja continuar trabalhando, escolhendo não se aposentar mesmo com os requisitos para isso.

No entanto, como esses servidores já têm condições para a aposentadoria, eles podem deixar a autarquia ao longo dos próximos meses. O número de abonos também mostra como o quadro do INSS precisa ser renovado.

Para isso, no entanto, o Ministério da Economia precisa autorizar o próximo edital. Ao todo, foram solicitadas 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:

Técnico do seguro social – nível médio – R$5.447,78

  • áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

analista do seguro social – nível superior – R$8.357,07

  • áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).