A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi autorizada a realizar um novo concurso público que visa ingresso ao cargo de guarda civil metropolitano. A previsão inicial é de que o concurso de Campo Grande contrate mais 350 guardas.
Segundo a assessoria do órgão, ainda não há previsão de quando o edital será publicado. A comissão organizadora ainda será definida pela Secretaria Municipal de Gestão, com a finalidade de executar os procedimentos referentes à realização do certame.
O secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, afirmou que a razão da abertura do concurso é a reposição das vagas para o cargo. “No ano de 2012, trabalhavam na Prefeitura 1.480 guardas. Muitos deles pediram exoneração para ocupar funções por passarem em cursos em outras instituições. Atualmente, a Prefeitura conta com 1.120 homens na segurança para atender toda a demanda.”
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, o currículo escolar de formação técnico-profissional estará estruturado em consonância com a matriz curricular de formação em segurança pública, tendo acréscimos de matérias inerentes às atribuições do cargo, bem como informações sobre o funcionalismo público municipal.
Será obrigatória, na formação técnico-profissional, uma quantidade mínima de 16 horas para ministrar matéria de ética, direitos humanos e cidadania.
Último concurso para guarda municipal
Em 2009 a Prefeitura realizou o último concurso, ofertando 683 vagas, sendo 69 para o sexo feminino e 614 para o sexo masculino. A remuneração foi de R$ 563,38, além do adicional de operações especiais de até 50%. Os candidatos foram avaliados por prova escrita, teste de aptidão física, avaliação psicológica, pesquisa social e curso de formação profissional.
A prova contou com disciplinas de língua portuguesa e matemática. Para assumir o cargo era necessário possuir idade mínima de 18 anos, ter nível fundamental completo e possuir aptidão física e mental para exercício do cargo.