CBPFOT180220200890 Foto: Ed Alves/CB/D.A Press Palácio Itamaraty

Concurso diplomata: candidatos reclamam sobre desorganização em locais de prova

Publicado em Concursos

Exames estão marcados para o próximo domingo (13/6). Entretanto, candidatos reclamam ainda não conseguir acesso aos locais de prova e correrem risco de ter os espaços alterados

Após o Instituto Rio Branco anunciar os locais de prova para a concurso público com 25 vagas para a carreira de diplomata, alguns candidatos se mobilizaram nas redes sociais para denunciar desorganização no processo. O exame será realizado no próximo domingo (13/6), nos períodos matutino e vespertino, em diversos estados e no Distrito Federal.

Embora o Iades, banca organizadora do certame, tenha divulgado que a consulta aos locais de prova está disponível no site de forma individualizada, concurseiros relatam não conseguir acesso e ainda estarem preocupados com o cronograma e possíveis alterações de aplicação dos exames. “O edital consta que o local de prova ainda pode mudar? É isso mesmo?”, protestam.

A preocupação se dá pelo fato de que o novo edital, divulgado nesta terça (8), explica que em razão da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19 e da impossibilidade, “temporária”, de realização da prova em todas as capitais, os locais de provas inicialmente previstos foram alterados para a cidade ou Estado mais próximo. O Iades deixa claro neste documento que esta medida estava prevista no subitem 14.5.5.2 do edital nº1, de 29 de junho de 2020.

Entretanto, várias críticas circulam nas redes sociais. “Mais alguém achando o edital 9 uma piada? (…) Eles podiam dizer aonde a gente encontra máquina de teletransporte para fazer essa bendida prova?”, indaga uma candidata.

Um candidato ao concurso, que realizará os exames no Distrito Federal, informou ao Papo de Concurseiro que tudo tem sido “simplesmente frustrante”. “O concurso já foi suspenso, adiado, suspenso novamente e agora remarcado. Estamos há cinco dias do certame e os locais de prova ainda não foram disponibilizados no site do Iades. Eles sequer atendem o telefone ou demonstraram interesse em resolver os problemas dos candidatos. Dá vontade de acionar o Iades judicialmente pelo dano psicológico que essa incompetência toda causa”, disse.

Outros também relataram confusão. “Recife está com decreto que proíbe a realização do concurso até o dia da prova, aí colocam a alternativa Natal/RN, mas não indicam o endereço no portal e a gente fica ainda a mercê de mudar de novo. Tá massa essa organização”, ironizou uma candidata.

“Os envolvidos em organização do concurso do Iades se superam em logística. Minha inscrição é em Salvador, minha alternativa de prova é em Aracaju, mas caso não haja provas nessas duas cidades vou pra onde? Natal? Que é a alternativa de Aracaju, só que 1.099 km. Palhaçada”, disse outra pessoa.

O Papo de Concurseiro entrou em contato com o Iades, mas ainda não obteve retorno.

Orientações para as provas

Em documento publicado nesta terça (8), o Iades informa que candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o site   para verificar o local de realização da prova, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

A banca informa também que será responsável pela execução e fiscalização das medidas preventivas ao contágio da covid-19, conforme as instruções contidas aqui.

Ainda em razão da pandemia, os locais de prova foram alterados. E, excepcionalmente, na hipótese de “caso fortuito ou de força maior”, os locais de prova previstos no edital ainda poderão ser alterados para os locais alternativos citados aqui.

O concurso

De acordo com o regulamento, são 25 vagas para a classe inical de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatops com deficiência. O concurso é realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
A remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto). Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.