WhatsApp Image 2024-01-12 at 15.41.36 Deise Nicoletto, sócia-fundadora do Impact Hub Brasília | Crédito: Divulgação

Ampliando os negócios de impacto no DF

Publicado em

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os negócios de impacto podem ser caracterizados como os empreendimentos que têm o objetivo de gerar impacto socioambiental e resultado financeiro positivo de forma sustentável. Presente em mais de 60 países, o Impact Hub surgiu com a premissa de protagonizar o desenvolvimento desse tipo de ecossistema no mundo. O intuito da rede, desde a sua fundação, em 2005, é fazer a diferença em causas, por meio da união de pessoas, recursos e ações empreendedoras. 

Sabendo a relevância do assunto, Deise Nicoletto enxergou a possibilidade de inovar no Distrito Federal. A economista, pós-graduada em Administração Estratégica e especializada em Negócios Sociais e Inclusivos, após uma carreira dedicada a desenvolver negócios para empresas, sentiu necessidade de aplicar a sua expertise em um nicho que gerasse sustentabilidade financeira e, ao mesmo tempo, resolvesse problemas sociais. Em 2015, estudou esse mercado e conheceu o Impact Hub, em São Paulo. Após dois anos, fundou a unidade de Brasília. 

Para a sua comunidade se manter engajada aos seus propósitos e fundamentos, disponibiliza-se um espaço de coworking, localizado na Asa Norte, com o intuito de estimular a coletividade, a colaboração e a criatividade, aproximando pessoas e causas de impacto.

“Antes de empreender, passei por uma série de empresas e multinacionais trabalhando sempre na área de planejamento financeiro. Eu comecei a questionar sobre essa dinâmica do mundo corporativo e fiz várias buscas de ecossistemas diferentes e negócios que atrelavam mudanças sociais e dinheiro. Com isso, ainda enquanto eu morava em São Paulo, conheci o Impact Hub e comecei a estudar sobre o tema. Resolvi mudar para Brasília para começar a empreender, fundando uma unidade nesta região”, conta. 

Deise conta que, para o êxito do negócio, ela buscou entender o ecossistema, as pessoas que faziam parte e o mercado local. A partir disso, a empresária começou a elaborar ações para comunidade e, também, buscou fomentar a ideia de negócios de impacto em Brasília, alinhado a parceiros e profissionais do ecossistema local. Atualmente, no Distrito Federal, a rede conta com 400 membros associados. 

“O Impact Hub tem um formato de atuação diferente do que estamos habituados como mercado, não é uma franquia. É uma rede de pessoas atuando em conjunto, baseada em protocolos, colaboração e atuação coordenada. Logo quando se abre um Impact Hub local, ele fará parte da rede como um todo, se beneficiando e também trazendo oportunidades para a rede global, portanto, uma troca colaborativa”, explica. 

Para Deise, dentro do segmento de atuação do Impact Hub, uma das principais dificuldades para empreender é, justamente, o engajamento e entendimento sobre os negócios de impacto. A tratativa exige esforço para implementação. Outro aspecto que, para ela, foi desafiador diz respeito à inserção em Brasília. Na sua avaliação, a capital tem um olhar muito diferente para o empreendedorismo.

Iniciativas de sucesso

Ao longo do seu trabalho no Impact Hub e em conjunto com atores relevantes da área em Brasília, Deise buscou trazer novidades para a cidade. Nesse sentido, realizou eventos de relevância para a capital, como o 1º Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Realizado em parceria com o Instituto Sabin e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a ocasião teve como objetivo fomentar, educar e ampliar a visão do empreendedorismo de finanças sociais e de impacto na região Centro-Oeste.

Realizou também o programa Impacta Cerrado, que pré-acelerou 14 negócios de impacto social de Brasília e, além disso, também realizou mais de 15 eventos para o ecossistema de impacto na cidade. “Notamos um crescimento no índice de desenvolvimento de empreendedorismo na capital e acreditamos que também fazemos parte disso. Entendemos que somos agentes de mudanças buscando melhorar e ajudar as pessoas a melhorarem a vida delas também através de ações que transformam o ecossistema como um todo”, destaca. 

Para ela, o Impact Hub Brasília é uma referência para quem quer empreender com propósito e com a consciência dos impactos sociais e ambientais que está gerando no planeta. “Oferecemos oportunidades através do networking com a rede, o espaço compartilhado com esse viés da sustentabilidade, e através dos nossos programas de aceleração, eventos e mentorias”, complementa. 

Três perguntas para Deise Nicoletto, sócia-fundadora do Impact Hub Brasília:

Qual é a atuação do Impact Hub, em Brasília?

O Impact Hub é um dinamizador de ecossistema, aquele que está trazendo o ferramental e possibilidades para o desenvolvimento desse ecossistema de empreendedorismo de impacto. Hoje, temos inúmeros programas de desenvolvimento de empreendedores e empreendedoras, como o Descentraliza e o Mulheres de Favela. Além disso, realizamos eventos como os Fóruns de Advocacy e o Movimento Novas Economias.

O que são as causas de impacto defendidas pela rede?

Atuamos com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mas temos um esforço global principalmente com a Diversidade e Inclusão e a sustentabilidade ambiental. Em Brasília, também atuamos para desenvolvimento de empregabilidade e renda. Cada país e região tem um foco específico. 

Como o Impact Hub Brasília pensa na sua agenda de palestras e eventos?

Criamos essas agenda de forma estratégica com foco nas nossas causas e assuntos que queremos inspirar o ecossistema, como empreendedorismo de impacto socioambiental e sustentabilidade.