Izidro Alves Gadêlha, diretor da Gráfica Positiva - Divulgação

30 anos conquistando prêmios

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Semana passada, na sexta-feira (10), a Gráfica Positiva completou 30 anos de atuação em Brasília. Com quase dois mil metros quadrados de área, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), a empresa tem o intuito de oferecer soluções de impressão por meio de um atendimento personalizado, com alta capacidade técnica e sem perder o lado humano no dia a dia.

Segundo o diretor Izidro Alves Gadêlha, o material gráfico possui especificações e detalhes muito próprios da área. “Normalmente precisamos fazer um atendimento consultivo orientando o cliente sobre o melhor papel, tipo de impressão e acabamento. São infinitas possibilidades, então auxiliamos na especificação do material para chegar no resultado esperado pelo cliente. Temos como principal diferencial a agilidades em processos produtivos, mas também o atendimento personalizado e consultivo”, destaca.

Cuidar do atendimento e o oferecer um produto de qualidade trouxe reconhecimento à marca, que desde 1993, cresce com a capital. Com a atuação pautada na ética e geração de valor para os clientes, a Positiva recebeu 30 prêmios relacionados ao seu segmento de atuação número que marca o seu tempo de existência no mercado. 

“Fomos contemplados com vários troféus em todas as edições que participamos do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Distrito Federal (ABIGRAF/DF) e pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do DF (SINDIGRAF/DF). Tivemos nosso trabalho como finalista do Fernando Pini de Excelência Gráfica, maior premiação nacional das indústrias gráficas”, relembra Gadêlha.

Em 2016, a empresa também recebeu a outorga de Mérito Industrial, pela Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), como Destaque Setorial do Ano pelos serviços prestados ao desenvolvimento sócio-industrial do Distrito Federal. Para o diretor, a Positiva conseguiu as condecorações e a consolidação como uma das principais gráficas da região devido ao apoio dos seus clientes. 

“Isto, sem dúvida, é o reconhecimento dos clientes pela nossa qualidade e prestação de serviço de excelência”, celebra. Entretanto, ele indica que, para alcançar esse cenário, é preciso de um trabalho diário. Ciente disso, o empreendimento investe em aparelhos e novas tecnologias para que os seus produtos sejam os melhores do mercado. 

No que diz respeito à equipe responsável pela execução dos serviços, Gadêlha ressalta o envolvimento da marca para que os colaboradores estejam treinados e por dentro das novidades tecnológicas. “A gente se orgulha em ter profissionais comprometidos com a missão, visão e valores da gráfica. Nós conseguimos garantir a qualidade de impressão com dois pilares básicos: bons equipamentos e uma equipe competente que prima pela excelência”, comenta.

Somado a isso, a gráfica sai na frente no mercado e, atualmente, é uma das poucas empresas deste segmento, em Brasília, que funciona em dois turnos. “Conseguimos nos adequar para funcionar por 24 horas, permitindo encurtar os prazos de entrega de acordo com a exigência do cliente”, pontua. 

Caminho de sucesso

Em 30 anos de história, a Positiva coleciona momentos memoráveis da marca. Em 2004, a empresa obteve maior poder de produção, agilidade e qualidade com a aquisição da primeira impressora offset de quatro cores. Em 2010, o empreendimento realizou a expansão do parque gráfico, ampliando o espaço físico.

“No ano de 2012 tivemos um grande marco, que foi a certificação pelo Forest Stewardship Council (FSC), ou Conselho de Manejo Florestal, em português. O selo verde com presença em mais de 75 países traz o reconhecimento por um trabalho responsável e consciente, pautado pelo cuidado e preservação do meio ambiente em que vivemos”, relembra Gadêlha. 

Outro grande marco foi a aquisição da primeira impressora digital, em 2018. A nova máquina permitiu que a Positiva pudesse fazer entregas em menor tempo e, também, de forma mais personalizada, atendendo à crescente demanda por soluções em pequenas tiragens.

Em conjunto com todas as evoluções, aspectos na gerência também foram determinantes para a empresa prosperar. O diretor indica que o controle rigoroso na estrutura financeira; o planejamento estratégico visando antecipar as demandas dos clientes; e uma gestão inteligente, dinâmica, transparente e experiente também são essenciais para o êxito da Positiva. 

“A tecnologia veio para contribuir. Hoje temos uma enorme variedade de formas de impressão e substratos diferentes”

– Izidro Alves Gadêlha, diretor da Gráfica Positiva

Três perguntas para Izidro Alves Gadêlha, diretor da Gráfica Positiva:

De que forma o mundo digital impactou o segmento gráfico?

A entrada do digital fez com que ocorresse uma diminuição nas quantidades das tiragens. A comunicação em massa passou a ser feita, em grande parte, on-line, mas hoje vemos que os dois mundos andam juntos. Com o digital passando a ser de acesso de todos, o material impresso tornou-se algo de valor. 

Como o senhor avalia o atual mercado de gráficas? 

A tecnologia veio para contribuir. Hoje temos uma enorme variedade de formas de impressão e substratos diferentes. As tiragens não são mais um empecilho, visto que o processo em si se tornou mais rápido e ágil. Isso faz com que consigamos atender o cliente da forma que ele precisa, em prazos cada vez menores, garantindo excelência e qualidade.

Quais os maiores desafios do segmento?

Um grande desafio é a mão de obra. Hoje temos que formar internamente os nossos colaboradores, pois não existe formação técnica para a nossa área. A falta de incentivo no setor e a carga tributária elevada são grandes empecilhos não só no segmento gráfico, mas para qualquer empreendedor.