Empresa familiar possui 26 unidades no Brasil, sendo 13 no DF. Na foto, o CFO e o CEO, Marlon e Branco Amaral, respectivamente, com Gabriel Amaral, filho de Marlon. Crédito: Abner Samuel

Dia a Dia expande com tecnologia

Publicado em

Quando as celebrações de réveillon finalizam, o carnaval entra em cena como uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros. Seja pela festança ou pelo período de descanso, o mês de fevereiro às vezes, de março gera uma grande expectativa em todo o país. Além disso, devido ao aquecimento expressivo nas vendas de diferentes setores, a ocasião também é ansiada pelo comércio. 

Para o Atacadão Dia a Dia, referência do setor no Distrito Federal, é esperado um crescimento de 25% nas vendas. O CEO Branco Amaral indica que haverá uma aposta em produtos variados para atrair os consumidores. “Em 2023, o destaque do Dia a Dia é o serviço de bebidas geladas, disponível em algumas unidades do grupo. Soma-se a isso, uma adega com diversos rótulos de vinhos e espumantes para todas as ocasiões e paladares. Há, ainda, uma grande variedade de cervejas comuns e especiais”, comenta. 

Entretanto, a força da empresa dentro do mercado não se limita apenas às datas celebrativas, como a do carnaval. Com 26 unidades no Brasil, o grupo possui 13 lojas no Distrito Federal e cinco no entorno. Goiás, Bahia, Tocantins e Minas Gerais também abrigam lojas do Dia a Dia, responsável por atuar no modelo atacado-varejista, mais conhecido como mercado de Cash & Carry. Em 2022, o grupo teve um ótimo desempenho e conseguiu consolidar a marca dentro das áreas de expansão e tecnologia. 

Exemplo disso está relacionado à conquista do título das cem maiores empresas que cresceram com o uso de Tecnologia da Informação. A premiação, realizada pela IT Mídia, apresentou os empreendimentos que mais tiveram expertise tecnológica no país. Projetos como “fiscal remoto” e “buscador de preços inteligentes” foram algumas das iniciativas desenvolvidas pelo time de tecnologia do Dia a Dia.

Além disso, houve a implementação do 5G em todas as unidades do grupo, o que contribuiu com a agilidade de processos organizacionais e redução de gastos com cabeamento nas lojas, seja para ponto de venda (PDV) ou computadores. “Hoje, existe um custo alto para passar cabeamento em todos os nossos dispositivos de T.I, seja um cabo convencional ou fibra óptica. Já com o 5G, temos a opção que as operadoras telefônicas chamam de 5G privativo, ou seja, não utiliza cabos, links de internet ou derivados”, explicou Marlon Amaral, CFO do Dia a Dia.

Para alcançar o reconhecimento na área tecnológica, o trabalho árduo faz parte da rotina da empresa, segundo o CEO, Branco Amaral, além de uma gestão de excelência. Nesse contexto, estar atento às tendências e buscar novos conhecimentos de forma constante, a fim de se reinventar, são aspectos fundamentais para o êxito empresarial. Outro ponto de grande importância diz respeito à valorização da equipe. 

“Para fortalecer o relacionamento com colaboradores, faz-se necessário valorizar a pessoa e o grupo empresarial. O grupo possui valores que almejam a evolução do time e estimulam o plano de carreira. Um bom gestor compreende que é necessário manter a empresa organizada e próspera, a fim de que todos se sintam em um ambiente de trabalho estável e seguro”, ressalta.

Mantendo esses valores, no período de abril a dezembro de 2022, o Dia a Dia inaugurou cinco lojas, sendo elas: Planaltina (DF), Aparecida de Goiânia (GO) e Unaí (MG); e as duas últimas, também no Distrito Federal, no formato premium, Jardim Botânico e Vicente Pires, na rua 04. Para este ano, é previsto a inauguração de mais cinco unidades nas regiões de Goiânia, Planaltina (Mestre D’armas), Brazlândia, Samambaia e Cidade Ocidental. Os clientes ainda podem esperar, segundo Branco, lojas mais amplas, atendimento de excelência, mix amplo e diversificado. 

A estrada foi longa e os aprendizados intensos, mas foi exatamente assim que a empresa prosperou. A humildade, integridade e excelência nos guiaram para o amadurecimento e fortalecimento da marca

– Branco Amaral, CEO do Atacadão Dia a Dia.

Longa estrada

Considerado um dos maiores atacarejos do Centro-Oeste, responsável por gerar emprego e oportunidades nas cinco regiões do país, o Dia a Dia possui, atualmente, um quadro de colaboradores que gira em torno de 10 mil funcionários diretos e indiretos. Para alcançar esse marco, Branco não nega a receita do sucesso: “reconhecemos nossas raízes e todo o caminho que percorremos para chegarmos até aqui. A estrada foi longa e os aprendizados intensos, mas foi exatamente assim que a empresa prosperou. A humildade, integridade e excelência nos guiaram para o amadurecimento e fortalecimento da marca”, reforça.

Três perguntas para Branco Amaral, CEO do Atacadão Dia a Dia:

Qual a expectativa para este ano?

Nosso foco permanece voltado para o crescimento e a expansão. Além, é claro, de seguir melhorando cada vez mais a experiência do cliente.

Como o Dia a Dia apoia a agricultura familiar?

Primeiramente, buscando esse segmento dentro do universo do agronegócio. Segundo, fazendo negociações diretamente com pequenos e médios produtores, onde se paga um preço justo pelos produtos. Nesse processo, o departamento comercial realiza diferentes tratativas no contrato, que respeitam as particularidades de cada produtor.

Qual o potencial do mercado atacadista no Brasil?

 Esse novo formato de compra ganhou a preferência do brasileiro. A tendência é que permaneça em forte ascensão no Brasil, consolidando-se como principal referência de vendas no varejo alimentar. Qualidade dos produtos, consumo consciente, preço baixo e praticidade, são os diferenciais para os consumidores de modo geral. Dessa forma, a experiência de compra fica ainda mais atrativa.