Doenças renais podem ser prevenidas

Publicado em Sem categoria
Crédito: Reprodução

 

Silenciosas e progressivas, as doenças renais que atingem cães e gatos podem ser prevenidas e tratadas, apesar de ainda não existir cura para a maioria delas. Quanto antes for feito o diagnóstico e o acompanhamento, maior é a chance de o pet ter qualidade de vida. A veterinária Joana Portin, líder da área médica da Nofaro, alerta para mudanças que devem ser observadas: aumento na ingestão de água e no volume da urina; perda de apetite, vômitos, perda de peso e hálito com odor forte são sintomas indicativos de doenças como insuficiência renal.

O diagnóstico é feito com o auxílio de exames de sangue, de urina e de imagem. As alterações mais comuns são aumento de creatina e ureia no sangue, baixa densidade urinária no exame de urina e alterações na imagem dos rins.

Cães e gatos de todas as raças estão sujeitos a desenvolver doenças renais, mas animais idosos estão mais suscetíveis e exigem cuidado redobrado, uma vez que o organismo está naturalmente mais fragilizado. Em todo caso, a recomendação para afastar as doenças renais é oferecer uma alimentação adequada e muita hidratação.

“A ingestão de água é determinante para manter a saúde dos rins. No caso dos gatos, que não costumam ingerir muito líquido, a inclusão de alimentos úmidos, como sachês e pastas, é bem-vinda e auxilia na hidratação. Além disso, reforço a importância da alimentação adequada para garantir que os pets se mantenham saudáveis. Alimentos caseiros, sem equilíbrio ideal de alguns componentes como sódio, proteína e fósforo, podem trazer malefícios ao funcionamento dos rins”, finaliza Joana.