De olho nos olhinhos

Publicado em Sem categoria

A 1ª Campanha de prevenção à cegueira em animais de companhia vai alertar tutores sobre doenças como o glaucoma, principal causa de cegueira em cães

Crédito: Reprodução

Você já deve ter conhecido um pet com algum probleminha nos olhos. Às vezes, eles parecem opacos demais, às vezes, o animal lacrimeja ou esfrega a área sem parar. No dia 17 de novembro, os tutores poderão tirar dúvidas sobre o assunto na 1ª Campanha de prevenção à cegueira em animais de companhia.

Uma equipe completa de profissionais veterinários estará disponível no Boulevard Shopping Brasília, administrado pela Aliansce Shopping Centers, para tirar dúvidas e dar dicas de prevenção. O evento conta com palestras, orientações e pequenos exames, e recebe a população das 14h às 20h.

O objetivo do projeto, feito em parceria entre o Boulevard e o Centro Veterinário da Visão, foi criado para dar dicas sobre a saúde geral dos pets, além de alertar sobre as principais causas da cegueira e como podemos evitá-la. Mario Sérgio Almeida é médico veterinário oftalmologista de pequenos animais e lembra que os problemas oculares nos pets passam, muitas vezes, despercebidos pelos tutores.

“Os animais não podem se expressar e dependem da observação e cuidado do tutor. A prevenção busca identificar, orientar e tratar predisposições a alterações oculares com potencial de causaram transtornos oculares”, afirma o veterinário.

Prevenção e diagnóstico

Muitas doenças oculares evoluem rápido e podem levar a quadros irreversíveis de perda visual. Problemas comuns em humanos, como a catarata e o glaucoma, são frequentes também nos pets. Mário Sérgio destaca que o glaucoma, caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, é um das principais causas de cegueira em cães. Por isso, no dia do evento, será feita a aferição da pressão intraocular dos olhos dos bichinhos.

“Muitos tutores desconhecem a existência do oftalmologista veterinário e estes profissionais têm formação e equipamentos tão modernos quanto os utilizados na medicina”, afirma o veterinário. A ideia do evento surgiu a partir da necessidade de apresentar essas especialidades aos tutores de animais de estimação e alertar sobre a importância de exames periódicos e preventivos.

Confira alguns sinais que demonstram alteração ocular nos animais:

  1. Lacrimejamento excessivo
  2. Esfregar os olhos
  3. Olho aumentando de tamanho
  4. Olho vermelho
  5. Olho opaco
  6. Secreção

Serviço

1ª Campanha de prevenção à cegueira em animais e companhia

Data: 17 de novembro

Local: 2º Piso do Boulevard Shopping Brasília (Setor Terminal Norte, Shin Ca 5 Conjunto D – Asa Norte)

Horário: 14h às 20h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre