Coceira sem pulga: o que será?

Publicado em Sem categoria

Na pergunta do leitor da semana, a veterinária Ana Catarina Valle responde uma dúvida muito comum: o que pode ocasionar coceira, além das pulgas?

 

Frida: a cachorrinha tem coceira, mas não tem pulga

A leitora Ana Cláudia de Andrade Lima, de Recife, relata que a cachorrinha Frida, de 5 anos e 10 meses, costuma se coçar bastante, mas não tem pulgas. Ela pergunta o que pode ocasionar o problema. Quem responde é a veterinária Ana Catarina Valle, da NaturalPet:

Naturalmente, uma conceirinha aqui, outra ali é normal para os cães… mas deve haver um limite de tolerância, claro. Entenda que, quando se atinge esse limite, é necessário observar desde quando o seu pet se coça. A partir daí, observe o que foi modificado em sua rotina, como mudança de alimentação, uso de roupinhas sintéticas, consumo de ossos e biscoitos industrializado, vacinações em excesso, e até os agrotóxicos utilizados na grama do seu prédio. Um importante ponto é quanto à alimentação do seu companheiro. As rações industrializadas contêm toxinas diversas, o que ativa o sistema imune, liberando uma substância chamada histamina, que faz coçar!  Claro,que existem diversas outras razões, mas em geral essas são as principais e você, como tutora, após uma avaliação, saberá identificar a causa. Lembre-se, a alimentação é um ponto extremamente importante na vidinha do seu companheiro! Forneça alimentos frescos e de boa qualidade. A alimentação natural se faz a melhor opção para eles em todos os casos!

  • Ana Catarina Valle é médica veterinária, pós-graduada em homeopatia e acupuntura veterinária e doutoranda em biotecnologia.