Liana Sabo/CB/D.A.Press. Chef Wander Schönwald Bresolin, do restaurante Clô, em Flores da Cunha - RS.
Serra Gaúcha — Flores da Cunha, maior produtora de vinhos e uvas do Brasil, guarda uma das mais belas e mais modernas vinícolas do país. Em meio a uma paisagem deslumbrante de alinhados vinhedos cultivados na Região de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes, está localizada a Luiz Argenta. O nome é uma homenagem ao pai prestada pelos filhos Deunir e Itacir que, em 1999, adquiriram a histórica propriedade que pertencia à antiga Granja União, grife pioneira na produção de vinhos finos no Rio Grande do Sul, estado onde nasceu a vitivinicultura brasileira.
Distante apenas 150 quilômetros de Porto Alegre, a vinícola costuma ser visitada o ano inteiro — no inverno, a atração é o frio; e no verão, a possibilidade de passear entre as vinhas ou assistir à colheita de uvas —, daí uma vasta programação de degustações orientadas. Três grandes linhas de vinhos são produzidas lá: Jovem, como o nome sugere, são vinhos e espumante leves de safras recentes com aromas frutados. Vem em garrafas com design exclusivo importadas da Itália.
Clássico reúne vinhos e espumantes de média estrutura com amadurecimento de até nove meses em barrica de carvalho, perfeitos para acompanhar refeições. A terceira linha, Cave, traz as bebidas mais sofisticadas e elegantes provenientes apenas de safras excepcionais, de grande estrutura e potencial de guarda. Todos os vinhos são assinados pelo enólogo Edegar Scortegagna.
Para quem pretende aprofundar a experiência na vinícola, poderá almoçar lá no terraço do prédio com uma vista única para os vinhedos. Em homenagem à matriarca da família, Clorinda Argenta, o Clô Restaurante pratica a gastronomia italiana, com um toque contemporâneo. Comanda as caçarolas o chef Wander Schönwald Bresolin, de 20 anos, formado em gastronomia pela Universidade de Caxias do Sul.
O cardápio apresenta uma sequência de pratos por R$ 109. As receitas, com toque regional, têm opção de peixe e vegetariana. Funciona de terça a domingo para almoço. “À noite, podemos servir jantar sob reserva para um mínimo de 20 pessoas”, informa Daiane Argenta, diretora de marketing. Tel.: (54) 3292-4477.
A colunista viajou a convite da Conceitocom Vinhos.
O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…
Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…
Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…
Natal é a época que o público local mais frequenta hotéis da cidade, não para…
Na primeira década do século 21 numa manhã de sábado, o chef Francisco Ansiliero viajou…