Vinícola Luiz Argenta faz os melhores vinhos da Serra Gaúcha

Compartilhe

Serra Gaúcha — Flores da Cunha, maior produtora de vinhos e uvas do Brasil, guarda uma das mais belas e mais modernas vinícolas do país. Em meio a uma paisagem deslumbrante de alinhados vinhedos cultivados na Região de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes, está localizada a Luiz Argenta. O nome é uma homenagem ao pai prestada pelos filhos Deunir e Itacir que, em 1999, adquiriram a histórica propriedade que pertencia à antiga Granja União, grife pioneira na produção de vinhos finos no Rio Grande do Sul, estado onde nasceu a vitivinicultura brasileira.

Distante apenas 150 quilômetros de Porto Alegre, a vinícola costuma ser visitada o ano inteiro — no inverno, a atração é o frio; e no verão, a possibilidade de passear entre as vinhas ou assistir à colheita de uvas —, daí uma vasta programação de degustações orientadas. Três grandes linhas de vinhos são produzidas lá: Jovem, como o nome sugere, são vinhos e espumante leves de safras recentes com aromas frutados. Vem em garrafas com design exclusivo importadas da Itália.

Clássico reúne vinhos e espumantes de média estrutura com amadurecimento de até nove meses em barrica de carvalho, perfeitos para acompanhar refeições. A terceira linha, Cave, traz as bebidas mais sofisticadas e elegantes provenientes apenas de safras excepcionais, de grande estrutura e potencial de guarda. Todos os vinhos são assinados pelo enólogo Edegar Scortegagna.

Toque contemporâneo

Liana Sabo/CB/D.A.Press. Pera ao vinho do restaurante Clô, em Flores da Cunha – RS.

Para quem pretende aprofundar a experiência na vinícola, poderá almoçar lá no terraço do prédio com uma vista única para os vinhedos. Em homenagem à matriarca da família, Clorinda Argenta, o Clô Restaurante pratica a gastronomia italiana, com um toque contemporâneo. Comanda as caçarolas o chef Wander Schönwald Bresolin, de 20 anos, formado em gastronomia pela Universidade de Caxias do Sul.

O cardápio apresenta uma sequência de pratos por R$ 109. As receitas, com toque regional, têm opção de peixe e vegetariana. Funciona de terça a domingo para almoço. “À noite, podemos servir jantar sob reserva para um mínimo de 20 pessoas”, informa Daiane Argenta, diretora de marketing. Tel.: (54) 3292-4477.

A colunista viajou a convite da Conceitocom Vinhos.

Liana Sabo

Posts recentes

Mercadito inova com rabada e feijoada no bufê de almoço

Quando nasceu sete anos atrás na 201 Sul, junto à enorme área verde que forma…

5 horas atrás

Feira Panela Candanga retorna ao Casapark com edição especial de Natal

A Feira Panela Candanga terá a edição especial de Natal entre os dias 19 e…

3 dias atrás

Os doces do Natal: panetones, chocolates e outras delícias para garantir antes da ceia

Com a aproximação do Natal começam os preparativos da ceia. O que levar à mesa…

4 dias atrás

I Prêmio Sabores e Saberes: Comida de Terreiro celebra a gastronomia das comunidades de matriz africana no Brasil

Ao todo, 45 expositores participam da premiação que terá o vencedor revelado em 17 de…

4 dias atrás

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

5 dias atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

6 dias atrás