Não só quermesses, quadrilhas e bandeirolas que os santos de junho trazem. Também o apreciado líquido extraído da uva tem no inverno o seu melhor momento. Nunca, como antes, o vinho teve tanto espaço no gosto do consumidor. Prova disso são as diversas degustações previstas este mês com destaque para os vinhos brasileiros, entre os quais, o rótulo brasiliense Solo Fértil, Syrah 2022, feito com as uvas colhidas no último verão.
“O vinho ainda se encontra no tanque de estabilização, mas será engarrafado a tempo de ser apresentado no Dia de São João”, garante o enólogo e produtor gaúcho Carlos Sanabria, dono do Vinhedo Lacustre, distante um quilômetro da beira do Paranoá, no lago norte. O tinto de Brasília deverá ser uma das atrações do Vinho na Vila, evento no qual serão apresentados cerca de 200 rótulos produzidos por 20 vinícolas exclusivamente brasileiras das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Será realizado na Praça Central do Casapark nos dias 24 e 25 de junho e os ingressos começaram a ser vendidos antecipadamente por R$ 99.
Variedade
“O que chama a atenção neste evento é a variedade de vinícolas que produzem vinhos finos no Brasil, algo que é desconhecido de boa parte do público consumidor, não só de Brasília, como do país como um todo”, comentou Carol Valença, gerente de marketing do shopping. Foi ela quem negociou a vinda do evento com a idealizadora Larissa Fin, empresária e chef de cozinha gaúcha proprietária da Vinícola Fin, fundada há 25 anos pelo seu pai em Entre-Ijuís, município vizinho a Santo Ângelo, que faz parte da região das Missões no Rio Grande do Sul.
“O Vinho na Vila tem como objetivo levar os vinhos brasileiros para as cidades como oportunidade a que o público só teria acesso indo até as vinícolas, pois muitas são pequenas e produzem vinhos boutique”, afirma a idealizadora de 36 anos, que viveu na Itália e fez curso de gastronomia em Florianópolis.
Venda direta
Mais de 90% dos vinhos brasileiros vem do Rio Grande do Sul, onde teve início a viticultura no fim do século 19, entretanto o cultivo de uvas viníferas se expandiu e o vinho passou a ser feito em diversos estados de quatro regiões do país. O Vinho na Vila traz para a capital produtores da Bahia, de Goiás, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. São destaques os vinhos Miolo, Salton, Geisse, Gazarro, Courmayer, Cave Antiga, Rio Sol, Ambrosi e outros.
Além de conversar com os produtores se inteirando sobre as particularidades de cada vinícola, os visitantes poderão degustar o vinho no estande e realizar a compra direta do produto. Brasília será a sexta cidade a receber o evento, que já foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia.
Durante os dois dias haverá três horários de degustação em cada dia. Sábado, das 11h às 14h; 14h30 às 17h30 e 17h às 21h. Domingo, 11h às 14h; 14h30 às 17h30 e 18h às 20h. Os ingressos poderão ser adquiridos online: https: www.ingresse.com/vinho-na-vila-brasilia.
Comidinhas natalinas fazem parte do cardápio do evento
Bálsamo Congelados, a grife de comida natural, fez parceria com o bolo da Ivone para…
Em oito etapas, o evento será realizado na quinta-feira na Trattoria da Rosario
Já a lista entre a 51ª e a 100ª posição já foi revelada e conta…
Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…
Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal