A crise econômica iniciada ano passado afetou muito mais a comercialização de vinho de mesa e de suco de uva natural, com queda de 20%, do que de vinho fino, que apresentou uma redução menos expressiva, de apenas 2,8%, segundo dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Os números são gerais, mas há exceções, como a vinícola Lidio Carraro, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, que tem o nome do fundador. Lá o desempenho comercial cresceu 35% em relação a 2015.
Quem afirma é o diretor comercial da marca Juliano Carraro, que toca a empresa ao lado dos irmãos Giovanni e Patricia, enquanto o pai cuida das vinhas. Juliano passou dois dias em Brasília divulgando o portfólio da empresa, cujo destaque é o Agnus Tannat, apontado como o melhor tinto brasileiro na Expovinis 2016. “Apesar da alta carga tributária — cerca de 60% — o vinho brasileiro ainda tem competitividade em relação ao importado”, afirma Carraro, que comandou segunda-feira a primeira degustação na loja A Garrafeira, onde a garrafa do vinho premiado sai por R$ 60.
Carlos de Medeiros, o dono da loja, não é um neófito. De 1981 a 1995, comandou a Adega Don Raphael, no Cine São Francisco, onde permanece o irmão Paulo Medeiros. No último mês de dezembro, abriu A Garrafeira no Bloco A da 311 Sul com uma proposta cem por cento nacionalista: só vende bebidas do Brasil. A loja funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h.
Nas prateleiras você poderá encontrar duas centenas de itens produzidos em 15 vinícolas, uma cervejaria e dois alambiques e os preços dos vinhos variam de R$ 20 a R$ 427, uma assemblage especial da Viapiana, cujo enólogo não divulga nem a safra nem as uvas. Medeiros é otimista como Juliano Carraro, que prevê para sua grife crescimento de 25% em relação ao ano passado. Aqui em Brasília, a marca é representada pela Trilix, de Santiago Tamer.
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