Comunidade Grega/Divulgação
Nem mesmo a pandemia arrefeceu os ânimos da comunidade grega de Brasília de comemorar uma das mais importantes tradições: a Panighiri, que se realiza todos os anos, desde 2015, com grande presença de público. Pela primeira vez, a festa — que reúne gastronomia, canto, dança, história e cultura — terá um formato inovador, que permite a presença apenas no sistema drive thru.
Será neste sábado, 5 de setembro, no horário das 11h às 23h na sede da Comunidade Helênica, 910 Norte, Módulo B, ao lado da Igreja Ortodoxa Grega. Você encomenda as iguarias e tem o prazo de 12 horas para ir buscá-las Há doces e salgados, mas os pratos mais pedidos são Moussaka feito com batatas, berinjelas, carne e molho branco e Pita Giro, como o nome indica é um churrasquinho de carne bovina ou suína com salada no molho de iogurte envolto no pão pita. Também há tiropita, que é uma torta folhada de queijo. Serão oferecidos combos que inclui bebida.
No reino da doçura, há o folhado de nozes e mel denominado Baklava; outro folhado de creme, que se chama Galaktobúrico e o Melomakárona, biscoito de amêndoas. Interessados nas delícias podem fazer os pedidos pelo link https://panighiri.menuti.com.br/.
A arte culinária, assim como as artes plásticas, é uma expressão da habilidade e sensibilidade das civilizações e a grega, como é muito antiga, tem muito a ensinar desde que, no século V a.C. teve início o aperfeiçoamento dos primeiros produtos alimentares manufaturados: o pão, o vinho e o azeite, que certamente já existiam antes dos gregos. Mas foram eles os primeiros que souberam celebrar suas virtudes e qualidades. Como teria definido Dionísio, deus do vinho (corresponde a Baco, na mitologia romana). “O dia deverá ser nutritivo como o pão, estimulante como o vinho e doce, como o azeite”.
De quarta-feira, 2 até sexta, 4 estão programadas lives acerca de temas diversos, como culinária, religião, história e mitologia que serão apresentadas gratuitamente, a partir das 19h. Confira a programação pelo Instagram (@comunidadegrega).
Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…
Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…
O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…
Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…
Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…