Pratos autorais e inovadores no cardápio do Manzuá

Compartilhe

O restaurante no Lago Sul recebeu a consultoria do chef Lui Veronese para apresentar um menu diferenciado tendo a comida do mar como referência

Primeiro endereço gourmet a se instalar no Pontão do Lago Sul já mudou de nome e de dono, sem nunca perder a identidade do cardápio com os frutos do mar. Nasceu como Bargaço e por muitos anos cativou a clientela com os bons pratos de origem marítima até que o restaurateur pernambucano Leonel Rocha sofreu um atentado que roubou-lhe a vida.

Quem veio depois, como o conterrâneo Genival Lima, fiel amigo do fundador, continuou na casa e “para não perder a origem nem continuar com o nome que virou tragédia”, sugeriu ao novo proprietário Silvano Gianni que a batizasse de Manzuá, o cesto usado na pesca, onde o peixe entra por uma abertura e não encontra a saída.

“Não se trata de substituir as moquecas, uma marca da casa, mas de dar um sopro de renovação no cardápio”, explica Lima, sócio do Manzuá, responsável pela operação agora nas mãos de dois irmãos, filhos de Gianni. Para tanto, Lima entregou a tarefa ao chef consultor Lui Veronese, “competente profissional com experiência no exterior, cujo trabalho desenvolvido no Sallva eu pude acompanhar”, declarou.

Renovação de pratos

Para Lui, a ideia foi “desamarrar o Manzuá da comida baiana e virar uma referência para comida do mar, embora a moqueca e o acarajé, marcantes do restaurante se mantenham”. O chef consultor, que toca um restaurante na Chapada dos Veadeiros, ficou satisfeito com o resultado: “Meu trabalho focou em reduzir o extenso cardápio e introduzir pratos autorais, inovadores relacionados com o mar”.

Com porções individuais, leves e satisfatórias na descrição do autor, o novo cardápio, lançado ontem (dia 15), traz uma aposta para o jantar e entre as opções que prometem ser campeãs de venda está o Surf N turf Manzuá, que reúne arroz de paella dourado na panela com camarões GG e pistilo de açafrão espanhol, servido com pancetta suína glaceada com gengibre e picos de aioli.

Fettuccine com lagosta na manteiga, jamón crocante e molho Alfredo. Crédito: Manzuá/Divulgação
Pescada com crocante de castanhas, molho de banana da terra. Crédito: Manzuá/Divulgação
Risoto de frutos do mar com pomodoro caseiro. Crédito: Manzuá/Divulgação
Creme brulée de coco com sorvete de tapioca e baru, Crédito: Manzuá/Divulgação

Também integram o cardápio pratos como fettuccine com lagosta na manteiga servido com jamón crocante e molho Alfredo, risoto de frutos do mar com pomodoro caseiro e pescada com crocante de castanhas e molho de banana da terra. Para sobremesa, a grande novidade é o creme brulée de coco com sorvete de tapioca e baru.

A execução do menu está sob o comando do chef da casa Renato dos Anjos, de 41 anos, que já passou pelo Hotel Nacional, Fortunata e Bar do Alemão e foi treinado por Veronese. Reservas: 3364-6091.

Liana Sabo

Posts recentes

Embaixada da Itália realiza a 5ª edição do Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil

Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…

2 dias atrás

Castália inaugura unidade no Pontão

Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal

6 dias atrás

Le Birosque reabre no Quituart com novo cardápio

A expansão é na verdade um retorno da marca para o local de origem, onde…

6 dias atrás

Todo domingo tem tambaqui na brasa na barraca Assados do Fred

Você não precisa esperar até o fim do defeso a 31 de março, que protege…

6 dias atrás

Dom Francisco promove jantar harmonizado com vinhos do Sul

Evento contará com rótulos da vinícola brasileira Monte Reale

6 dias atrás

Brasiliense está entre os vencedores do Prêmio Artesanal de Cerveja

A cerveja Seja Minha Luz, de Tácio Montes, foi a quinta colocada na categoria Ale

7 dias atrás