28/03/2017. Crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Peixes que fogem dos preparos tradicionais. Prato de empanada de centolla com molho agridoce de abacaxi, do Chef Miguel Ojeda, do restaurante Nikkei no Lago Sul.
Um chef que já provou seu valor nos diversos restaurantes pelos quais passou – Alice, Miró e Lucca do Meliá, Sanfelice e Fortunello – , assume a cozinha do Nikkei Sushi Ceviche e Bar, como o primeiro chef da casa, porque o talentoso consultor paulista Marcelo Fugita, como a função sugere, foi até agora só consultor.
Estamos falando do jovem venezuelano Miguel Ojeda, de 27 anos, para quem a culinária andina está no seu DNA. “Os temperos latino-americanos são condimentos que permitem mesclar vários estilos, além de fazer parte de minha identidade gastronômica”, ressalta Ojeda, que há oito anos viajou por terra da Argentina até a Venezuela conhecendo e experimentando a gastronomia regional. No mesmo ano cozinhou no asiático Daishi Sushi & Wok, em Buenos Aires e depois veio para o Brasil.
O fato de ter enveredado na cozinha italiana, desde que desembarcou aqui em 2010, não o fez esquecer as raízes de sua formação, tanto é verdade que, recém-chegado ao Nikkei, já elaborou quatro novos pratos. O primeiro é um tacu tacu com aji de gallina, numa adaptação de duas comidas tipicamente andinas — tacu tacu (à base de feijões, arroz, pimentas tudo misturado e prensado, em forma de um croquete crocante por fora e suave por dentro) e aji (pimenta) — com um toque agridoce recorrente na culinária japonesa.
O segundo é um lomo saltado com arroz à moda peruana, de origem crioula, que consta de filé-mignon em tiras com cebola, batatas e cebola roxa, acompanhada de arroz de legumes com especiarias. Com uma abordagem mais asiática, o yassai tamé traz tofu crocante empanado no panko, farinha feita com farelo de pão, acompanhado de mix de legumes.
“A mistura de legumes e a crocância do tofu dão ao prato um jogo de texturas e uma explosão de sabores no paladar”, resume o chef.
Por último, ele elaborou a sobremesa que se chama tres leches, porque é feita com torta com calda de leite, creme de leite, rum e leite condensado, finalizado com um merengue italiano. A casa funciona de terça a sexta, das 12h às 15h, e das 19h à 0h; sábado e domingo, das 12h à 1h. Telefone 2099-2460.
Batizado de FNP Burger, o novo cardápio conta com quatro versões com frango e quatro…
A proposta é reunir de 65 até 100 estabelecimentos da cidade com menus especiais que…
A competição reúne releituras de petiscos clássicos a preços especiais
Evento conta com menu exclusivo em três etapas elaborado por uma dupla de chefs
O restaurante é comandado pelo chef paulistano Carlos Boas que propõe um menu inovador com…
Apesar da mudança, os cortes argentinos prevalecem