Mães também gostam de vinhos. Veja algumas boas opções!

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Importadoras e casas especializadas em vinho aproveitam o Dia das Mães para atender ao público feminino, cada vez mais crescente

Mães estão gostando cada vez mais de vinhos. Haja visto o crescente número de aquisições, feitas por mulheres nas casas especializadas. Como na Más Vino (306 Sul), onde a proprietária Silvia Rejane Soares está sempre buscando novidades para surpreender o público feminino. “Afinal, a maioria da clientela, cerca de 70% na loja é mulher”, revela a empresária. Agora, mesmo, ela acaba de garimpar uma joia produzida na Geórgia, país onde o vinho nasceu há mais de oito mil anos.

Silvia Rejane, proprietária da Más Vino, o embaixador e a embaixatriz da Geórgia e Stéphane Queiroz

Trata-se do Rustaveli, feito com a Saperavi, uva ícone da Geórgia, lançado semana passado na presença do embaixador daquele país, David Solomonia acompanhado pela embaixatriz Lena Terentieva, que destacou ser o rótulo rosé “o vinho das mulheres georgianas”. Com 13% de teor alcoólico, o rosé acompanha bem saladas, frutos do mar e frutas frescas. Sai por 149.

Outra boa opção georgiana para momentos muito especiais, como o Dia das Mães, é o vinho branco da família real elaborado pelo príncipe Ioane Bagrationi, que reuniu seis castas georgianas e uma francesa, a Chardonnay, para produzir a maravilhosa assemblage com aromas de romã, morango e framboesa e distribuído pela empresa Wine7, de Goiânia. Coube ao sommelier Tiago Pereira, considerado embaixador dos vinhos da Geórgia, destacar o sabor memorável do vinho do príncipe, que sai por R$ 270.

Nem só de vinhos distantes é feito o portfólio da Más Vino. O estabelecimento também trabalha com o bom líquido brasileiro, como é o caso dos rótulos da vinícola Courmayeur, de Garibaldi, na Serra Gaúcha, que desde 1976 vem sendo tocada pela família Verzeletti. Além dos renomados espumantes feitos pelo método Charmat, a grife aposta na elaboração de vinhos de qualidade como os da linha Essencial. Destaque para o tinto com Alicante Bouschet, uma casta que o bairrismo lusitano diz “não ser portuguesa, mas alentejana”. No Rio Grande do Sul, ela se deu muito bem. Sai por R$ 99. Telefones: 3542-1270 e 98243-8778

Opção de cestas

Eleito o mais influente jornalista de vinhos do Brasil pela revista Meininger´s Wine Business International, o especialista Marcelo Copello, professor e sócio do Grupo Baco Multimídia, costuma dizer que “bebedores de uísque ou cerveja possuem uma marca favorita, mas para os apreciadores de vinho o grande charme é variar e descobrir.” Nisso reside a incessante busca por novidades, afinal ninguém sabe quantos vinhos há no mundo. Só na Itália, existem um milhão de vinhos diferentes.
Pensando em variedade, a Total Vinhos montou kits para cada estilo de mãe. São kits com cinco vinhos e o sexto é de presente. Os preços das caixas variam entre R$ 699, destinada à “mãe premiada” (entre os vinhos dois Malbecs, o raro Chenin Blanc argentino JiJiJi e RH espumante), que ganha ainda o rótulo Pedra Cancela Seleção do Enólogo, e R$ 389, idealizada para a “mãe romântica” que leva de presente o Ola Po Merlot. Há ainda kits de R$ 579, R$ 549 e R$ 499 para “a mãe tradicional que já adora vinhos”. Nesse caso, ela ganha de brinde o Go Up Cabernet Sauvignon. Os kits estão à venda em www.totalvinhos.com.br

Outras boas ofertas são as caixas da Vitruvino, que selecionou os melhores goles por bons preços, como R$ 189 (espumante Gran Legado Charmat Brut, kit para petiscos, taça de cristal alemã entre outros itens), R$ 229 (1 Malbec Arte de Argento, kit serviço de vinho com 4 peças, taça de cristal tcheco Bordeaux e um voucher para a aula “Como degustar Vinhos”, que será proferida pela especialista Etiene Carvalho, dia 10 às 20h via plataforma Zoom) e ainda uma caixa por R$ 329 (vinho chileno rosé da vinícola Vik Wine, taça de cristal, e-book Dica para beber vinhos em Restaurante e voucher para a aula da Etiene sobre vinhos entre outros itens).
Pedidos pelo whatsapp 99118-9585.

Só para mulheres

O blog também pediu sugestão a uma das mais jovens especialistas da área: Lara Torres, que não chega a concorrer com a Del Maipo, antes complementa o trabalho do marido Cyro Torres Júnior, fundador da importadora brasiliense que está entre as 10 mais importantes do país, com ramificação nos Estados Unidos, em Miami.
Lara toca seu próprio negócio: Wine Consulting, empresa especializada em consultoria e organização de eventos enogastronômicos voltados exclusivamente para mulheres. Ao perceber a potencialidade desse nicho ela, que é formada em Marketing, começou a montar grupos e confrarias femininas para degustações e cursos sobre a bebida, que estão dando muito certo. Numa entrevista ao blog Vinho Capital, de Sueli Maestri, Lara contou sua experiência: “Tudo o que sei sobre esse apaixonante mundo do vinho aprendi com meu marido, foram anos acompanhando-o em feiras pelo mundo, fazendo cursos, participando de reuniões e degustações, conhecendo vinícolas e seus terroir, métodos de elaboração e enólogos. Aprendo com ele todos os dias em muitos aspectos”.

Conhecedora do gosto feminino, a empresária sugeriu três opções começando, é claro com espumante que as mulheres adoram, como o refrescante 1913 perfeito para brindar a data com aromas de frutas cítricas e equilíbrio em boca. Produzido pelo método Charmat, sai por R$ 42,23 .

O segundo é um rosé com o sugestivo nome Esperança (quem não precisa?), do Alentejo, feito com as castas Aragonez, Touriga Nacional e Castelão. Vai bem com saladas, frutos do mar e massas e sai por R$ 51,98. Já o requintado e festivo almoço de família, à base de um substancioso naco de carne, pede um tinto poderoso como o Cabernet Sauvignon 2016 Gran Reserva da grife chilena Casas del Maipo, que sai por R$ 105,15. Wine Consulting, telefone: 98538-9736.

Liana Sabo

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