Jantar no Outro Calaf expõe a mistura entre Brasil e Espanha

Compartilhe

A cozinha espanhola tem um sabor rico e distinto, mistura ingredientes do Mediterrâneo, como pescados e frutos do mar, com carne de porco. Aliás, ninguém mescla melhor os peixes com o suíno do que os espanhóis. Quem afirma sabe muito bem do que está falando: a chef brasiliense e ex-atriz da Globo Juliana Aguiar comandou por cinco anos as panelas de seu restaurante, de nome Santo, instalado entre as praças Opera e Santo Domingo, em Madri.

De volta a Brasília, mas por pouco tempo, Juliana pilota segunda-feira, no Outro Calaf (Setor Bancário Sul) um jantar de tapas (R$ 140) cem por cento espanhol. Dois pratos em cada uma das três primeiras etapas antes de vir a sobremesa — uma torta de queijo azul basca, que difere do cheesecake americano por não ter casca e ser mais úmida.

Começa com gazpacho (sopa fria originária da Andaluzia) de tomate e frutas vermelhas com queijo de cabra e jamón ibérico e segue com tartare de tomate com creme de castanha e alho confitado com sardinhas. Ambos os pratos são harmonizados com a cava Ophicus Brut Cuvée La Mancha.

Variação da paella

A segunda etapa traz batatinhas bravas com páprica picante e sautée de verduras da horta, gema de ovo e aroma de mar. Na taça, o verdejo Marques de Toledo, também da Mancha, região tradicional de vinhos na Espanha e berço do mais famoso personagem da literatura do país, Dom Quixote.

Para Juliana, o ponto alto do cardápio vem agora: carpaccio de língua bovina, que passa dois dias na marinada de salmoura e cozinha por sete horas até derreter na boca, como manteiga. “Chamo carpaccio, porque a peça (cozida) é cortada bem fininha e servida fria com brotos de mostarda, de alface e de minúsculas ervas”. Parmesão dá o toque final.

Típico de Valência, o fideuá é uma das mais originais variantes da paella. A diferença é a massa pequena que substitui o arroz no preparo. O prato virá com pancetta (barriga de porco) e polvo. “Ninguém me contou, mas imagino que um dia faltou arroz para a paella e se usou espaguete cortadinho misturado a … carne de porco e frutos do mar”, raciocina Juliana. Ela harmonizará a língua e o fideuá com o Marques de Toledo Crianza. Na boca, o sabor final será o Moscatel de Setúbal, que virá com a sobremesa. Olé!

Lola americana

Crédito: Gonzalo Ayarra Burg/Divulgação

Ano passado, quando Juliana já estava decidida a encerrar as atividades no Santo, entra um libanês no restaurante e pede a ela que lhe sirva o que quiser. Depois de saborear várias preparações, o libanês, que reside nos Estados Unidos, há 30 anos, convidou a chef para conhecer o restaurante de nome Épice que mantém em Nashville, terra da música country.

Depois de trabalhar lá por três meses, Juliana foi convidada a prestar consultoria na casa de cozinha espanhola que o libanês pretende inaugurar na primavera do Hemisfério Norte. O restaurante, previsto para abril, vai se chamar Lola. “Até janeiro estarei por aqui”, diz Juliana, que pilotou jantar esta semana no Rio. Reservas para o Outro Calaf: 3325-7408.

Liana Sabo

Posts recentes

Os doces do Natal: panetones, chocolates e outras delícias para garantir antes da ceia

Com a aproximação do Natal começam os preparativos da ceia. O que levar à mesa…

4 horas atrás

I Prêmio Sabores e Saberes: Comida de Terreiro celebra a gastronomia das comunidades de matriz africana no Brasil

Ao todo, 45 expositores participam da premiação que terá o vencedor revelado em 17 de…

14 horas atrás

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

1 dia atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

2 dias atrás

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

3 dias atrás

China in Box lança nova coleção de bowls inspirada na mitologia chinesa

Itens colecionáveis têm estampas desenvolvidas por Carol Wang

4 dias atrás