Quando desembarcou em Brasília na década de 1970 para assumir as caçarolas da embaixada do Japão, o chef Ryozo Komiya, nascido em Tóquio que, depois teve seu próprio restaurante, não encontrou concorrência. Pelo contrário, estava praticamente sozinho porque comida japonesa não fazia sucesso. Ainda assim, Komiya San, como era conhecido o chef desbravador, vaticinou: “esta será a culinária do futuro”, lembra o filho Cristiano, chef do New Koto, herdeiro da mais pura linhagem nipônica.
Quatro décadas mais tarde, a previsão se confirma: não se passa um mês sem que a cidade receba uma operação da gastronomia japonesa. Além da tradição da cozinha nipônica outras influências orientais estão presentes – chinesa, tailandesa e coreana – , como no mais recente lançamento, que atende pela sigla NK Sushi, de Nanko como era o nome do japinha que existia no Gilberto Salomão.
Ao reestruturar a casa com mais vigor, no andar de baixo do bloco C da QI 7, Lago Sul, o empresário Kiko Pimenta entregou a confecção dos sabores a dois craques de origem chinesa: William Chen, chef executivo, responsável pelos pratos quentes e Paulo Yu, que prepara o cardápio frio, e cuja mulher Sandra Tanabe é sócia da casa. Antes de alçar voos até no exterior, Chen foi fundador do Babel ainda enquanto a mãe, Dona Fen, tocava o Taiwan, na 413 Sul, que virou o empório La Palma. Paulo formado na Unieuro trabalhou no Naoum, Ichiban, Grande Muralha e abriu o Ayumi na 103 Sul. Os dois têm história comum: são filhos de emigrantes vindos de Taiwan, a China insular.
Receita do avô
Você pode começar a degustação com um incrível tempurá de manjericão crocante que William aprendeu com o avô materno. “Não conheço nenhuma gastronomia que tenha o manjericão como único ingrediente do prato”, observou o chef que serve a raridade com molho ponzu. Outra entrada se chama General Tso que é frango empanado com um molho agridoce escuro. Ainda da cozinha quente vem o arroz de sushi prensado e frito, coberto com tartar de salmão, cebola roxa, ovas massago e teriyaki, enquanto as estrelas do menu japonês que vem da água – peixe branco, atum e salmão – em forma de lâminas formam o Usuzukuri misto, carpaccio no molho ponzu.
O ceviche ganhou uma versão com tilápia e molho menos ácido com laranja e limão siciliano e o tataki de salmão trufado recendendo o perfume de trufas vem coberto com palha de batata doce. É da bancada do chef Paulo Yu que chega à mesa sashimi com 20 fatias dos melhores peixes do dia; ovas de peixe voador, salmão, bagre e ouriço-do-mar e o grand finale que pode ser delicioso combinado de sushi e sashimi só de salmão. A harmonização fica perfeita com os brancos da Mistral, que assina a carta de vinhos.
Com capacidade para 110 lugares, NK Sushi exibe belo projeto de André Alf. Funciona de segunda a sábado, das 18h30 às 23h. Almoço apenas sexta e sábado. Reservas: 99276-5849.
Comidinhas natalinas fazem parte do cardápio do evento
Bálsamo Congelados, a grife de comida natural, fez parceria com o bolo da Ivone para…
Em oito etapas, o evento será realizado na quinta-feira na Trattoria da Rosario
Já a lista entre a 51ª e a 100ª posição já foi revelada e conta…
Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…
Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal