Iguarias sem glúten desenvolvidas por Denise Godinho no menu da Saucker

Compartilhe

Mineira de Montes Claros, a economista Denise Godinho ficou aflita quando recebeu, na década de 1990, o diagnóstico de alergia a glúten de João Vitor, aos dois anos de idade. A primeira coisa que passou pela cabeça da mãe foi: “E agora como vou alimentar meu filho?” Imediatamente, essa mulher determinada se pôs a pesquisar ingredientes e testar combinações para encontrar solução para o problema alimentar do menino, que se transformou em desafio culinário.

Denise é escritora do livro Sabor sem glúten. Crédito: Saucker/Divulgação

Excluindo a proteína do trigo de sua cozinha, Denise criou as próprias misturas de farinhas com as quais desenvolveu receitas de pães, tortas, bolos e biscoitos deliciosos que puderam ser saboreados por toda a família. Até iguarias tradicionais, como bolo de chocolate, torta de frango, empadinhas, coxinhas e outras, foram obtidas sem glúten. “Elas não deixaram a desejar em relação as feitas de farinha de trigo”, atesta a chef, que se especializou na área a ponto de ser considerada referência na confeitaria sem glúten no Brasil.

Duas lojas

A experiência da mãe que 20 anos atrás não encontrou nada pronto para alimentar o filho alérgico teve duas consequências para Denise Godinho: um livro e um negócio. Sabor sem glúten é o nome da obra editada pela Alaúde, que traz mais de 100 receitas testadas e aprovadas pela autora. O livro também dá dicas de como manter a despensa livre do glúten e a cozinha cheia de guloseimas que agradam o paladar.

A chef mineira assina todos os itens comercializados pela Saucker, marca de alimentação inclusiva especializada em produtos sem glúten e sem lácteos, da qual se tornou sócia. Surgida no fim do ano passado, a franquia ostenta um nome derivado da sílaba de duas palavras alemãs: sauber, que significa limpo e lecker, gostoso. Foi fundada por outro mineiro Paulo Frias, que fez parte da empresa Seleve, de Belo Horizonte.

Tartalete. Crédito: Saucker/Divulgação
Quiche. Crédito: Saucker/Divulgação
Pizza. Crédito: Saucker/Divulgação

São mais de 200 opções entre pães, bolos, mini-salgados, tortas, doces, antepastos, massas frescas e saladas, que podem ser embalados para levar e também servidos no bem instalado café da Asa Norte, onde tem até pizzas feitas na hora. Paulo Frias destaca o fato de poder atender “uma parcela da população (celíaca) que não se vê incluída, por exemplo, quando está em reuniões ou encontros onde a comida acaba sendo o centro das atenções”.

Saucker funciona de segunda a sábado, das 8:30 às 20h30 na SCRN 702/703 Bloco H, loja 1, telefone 99932-9683 e das 9h às 21h na Rua 33 Sul, edifício Le Club, Águas Claras, telefone: 99697-6839.

Liana Sabo

Posts recentes

Conceito de wine bar pega em Brasília e cidade ganha dois novos bares de vinhos

O Mané Mercado, no Eixo Monumental, criou uma adega central com a participação de cinco…

19 horas atrás

Restaurante Blá’s lança pratos que homenageiam a culinária paraense

No ano em que Belém do Pará completou 409 anos, o restaurante Blá's Cozinha de…

5 dias atrás

Haná Restaurante terá um novo prato especial por semana até 2 de fevereiro

As receitas se juntam as 11 opções tradicionais do estabelecimento

2 semanas atrás

La Boulangerie abre no sábado (4) as encomendas para a Torta de Reis

A sobremesa francesa costuma ser apreciada no Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro

2 semanas atrás

Dom Francisco abre o ano de 2025 com o famoso Festival de Bacalhau

A nova edição do tradicional evento ocorre de 3 de janeiro a 8 de fevereiro,…

2 semanas atrás

Trattoria da Rosario estará aberta em 1º de janeiro

Após um período de recesso durante a semana do Natal, a Trattoria da Rosario, na…

3 semanas atrás