Quando desembarcou em Brasília, no ano de 2001, o carioca Antonio Duarte, nascido no Catete em 3 de maio de 1942, era funcionário do Serpro, depois de ter feito exitosa carreira no Banco Nacional por quase 30 anos chegando ao cargo de vice-presidente. Nesse período teve oportunidade de ampliar conhecimentos pela vitivinicultura visitando vinícolas e destilarias nas viagens internacionais que fazia pelo banco do guarda-chuva, como ficou conhecido na propaganda a instituição bancária fundada em Minas pelos irmãos Magalhães Pinto, que patrocinou Ayrton Senna.
Integrante dos quadros da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RJ), Duarte encontrou na capital do país um movimento incipiente de pessoas interessadas em vinho (maioria do Banco do Brasil), que costumava se reunir com o chef-restaurateur Francisco Ansiliero, conhecedor do assunto. O carioca logo assumiu a liderança do grupo e sob os auspícios de Ansiliero, que cedeu a sobreloja do Dom Francisco Capixaba, na Academia de Tênis, inaugurou lá a ABS do Distrito Federal, sob a sua presidência, no dia 21 de agosto de 2001.
Sala emprestada
Degustações logo se realizaram: a primeira de vinhos neozelandeses em setembro, já em outubro, houve workshop de vinhos chilenos a cargo do produtor Roberto Echeverria. Eu estive lá reportando cada passo, daí Duarte me considerar “madrinha da ABS-DF”. Profundo reconhecimento vai para Francisco Ansiliero. “Ele me ajudou bastante, emprestou a sala, mesas, cadeiras, copos, taças e até garçom, sem nunca cobrar”, revela Duarte, que faz questão de frisar: “tenho enorme carinho por ele pela generosidade que teve comigo”.
Anos mais tarde a instituição passa a ocupar uma sala no shopping Pátio Brasil, também graciosamente, onde se realizaram cursos básicos de vinho, principalmente harmonização de bebidas no acompanhamento de pratos sofisticados – uma paixão de Duarte, que é “mestre na combinação do líquido com a comida a ponto de ensinar harmonização até com água”, lembra o aluno Flávio Pereira Vieira, diretor comercial do Grupo Petrarca.
Homenagem
Antonio Duarte idealizou o curso de sommelier profissional ministrado por ele na Upis antes de lecionar no Iesb, no curso de gastronomia, onde ensinou as disciplinas Vinhos e Serviço de Bebidas e Harmonização entre 2007 a 2023.
Pelo conjunto da obra, aos 82 anos, o professor Duarte, que tem em Maria Eugenia a companheira ideal, será homenageado no lançamento do guia Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2024, na noite de segunda-feira, às 20h no Brasília Palace Hotel, numa iniciativa conjunta da Del Maipo, revista Encontro, Correio Braziliense e amigos do mestre. Por ele passaram cerca de cinco mil alunos de vinho!
Premiação
Anuário mais completo da gastronomia do Distrito Federal, Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2024, que desde 2013 premia os melhores estabelecimentos e profissionais da área, sai com 244 páginas em duas categorias estreantes: Bar de Vinhos, no grupo Diversão e Maître, no de Profissionais do Ano.
Serão 38 prêmios no total – do melhor bar ao melhor restaurante da cidade, além da homenagem ao Professor Duarte pela contribuição à gastronomia, especialmente à sommeleria de Brasília.
Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…
Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal
A expansão é na verdade um retorno da marca para o local de origem, onde…
Você não precisa esperar até o fim do defeso a 31 de março, que protege…
Evento contará com rótulos da vinícola brasileira Monte Reale
A cerveja Seja Minha Luz, de Tácio Montes, foi a quinta colocada na categoria Ale