Depois de 56 anos, Manuelzinho irá comandar restô com o seu nome na Asa Sul

Compartilhe

Já se passou mais de meio século, que um garoto português chamado Manuel Pires começou a trabalhar, aos 11 anos, numa pousada no Alentejo, primeiro arrumando camas, depois passando pelo bar até o restaurante. Ali, já se desenhava a carreira de sucesso, que chegou ao auge no Rio de Janeiro, onde por quatro décadas o restaurateur lusitano emprestou sua desenvoltura e conhecimento gastronômico no Antiquarius até vir a Brasília com a mesma grife. As marcas desapareceram, mas o legado permaneceu na alma e no cérebro do português, que passou a tocar o restaurante Tejo, de onde se afasta em dezembro para se lançar em novo projeto, o primeiro com o seu nome.

Manuelzinho abrirá as portas em janeiro na 404 Sul, Bloco A, numa única lojinha, a 33, onde funcionou Brace Cortes Especiais. O proprietário Sérgio Oliveira confirmou ao Blog do Correio que vendeu o ponto, de porteira fechada, com todas as instalações para um empresário da cidade inaugurar ali uma casa portuguesa. A operação conta ainda com Flávio Potiguar como um dos sócios.

“As obras já começaram e nós não vamos precisar da parrilla”, disse Manuelzinho, o sócio-proprietário do estabelecimento, que irá tomar conta, tendo ao lado a mulher Natividade, também do ramo culinário desde que comandou o Dali Camões no Brasil 21.

O chef vai junto

Na cozinha estará o chef Custódio Alves, que acompanha Manuel Pires há 15 anos, e agora também se desliga do Tejo. É ele quem prepara clássicos como o bacalhau à portuguesa, assado ao forno e servido com batata, ovos, brócolis, tomate, alho laminado e cebola confitada. Além do arroz com pato, haverá arroz com bandejo, camarão e lagostins. Outra especialidade da casa, que tem como investidor um amante da cozinha lusitana, será a cavaquinha grelhada com molho escargô, revelou o sócio homenageado.

Pela animação de Manuelzinho, já dá para se prever que o restaurante com o seu nome focará em pratos fartos, aromáticos e com grande variedade de ingredientes, bons vinhos e diversos tipos de doce, que conferem personalidade à gastronomia portuguesa. Boa sorte!

Liana Sabo

Posts recentes

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

3 dias atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

3 dias atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

7 dias atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

7 dias atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

1 semana atrás

Curso Oui Chef aposta na gastronomia francesa descomplicada e acessível ao dia a dia

Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…

2 semanas atrás