Cordialidade carioca é destaque na nova churrascaria Rio Brasa

Compartilhe

O endereço não poderia ser mais apropriado para churrascaria que o coração da capital brasileira com vista para a icônica Torre de TV e onde funcionou a esplêndida casa gaúcha de carnes, de frente para o Brasil 21. É lá o espaço nobre que o empresário de origem libanesa, Wagdy Radwan, finalmente encontrou para a sua Rio Brasa.

Crédito: Gilberto Evangelista/Divulgação

“Há cinco anos eu tenho vindo regularmente a Brasília procurando um ponto para abrir a casa, que nasceu na Barra há um quarto de século atrás”, comenta o empresário, nascido em Governador Valadares (MG), e carioca de coração, depois de ter passado por São Paulo.

Aberta no final de julho, Rio Brasa vem bombando com seus 320 lugares e o rodízio de carnes nobres, como picanha uruguaia, bife de ancho e paleta de cordeiro, além de frutos do mar frescos, bufê de salada e balcão de comida japonesa, onde tem até sushiman lidando com hashis. O rodízio sai por R$ 223.

Carioca raiz

Wagdy Radwan e Elias Abrão. Crédito: Gilberto Evangelista/Divulgação

No Rio, o grande diferencial da grife é que ela é a única que tem raiz totalmente carioca e é essa origem genuína a inspiração trazida para Brasília, onde os donos se revezam no atendimento. Além de Wagdy são sócios o filho, Daniel Radwan, Elias Abrão e Antônio Telles. Os quatro tocam três casas no Rio de Janeiro (Lagoa, Barra da Tijuca e Jardim Oceânico, área nobre na parte leste da praia da Barra) e a quarta casa em Brasília. O grupo já iniciou tratativas para abrir no próximo ano mais duas unidades, uma em Goiânia e outra em São Paulo.

“Brasília sempre esteve no nosso radar não apenas por ser o centro do poder do país, mas também por se consolidar cada vez mais como um dos principais polos gastronômicos”, afirma Daniel Radwan. Para ele, fidelizar o cliente é uma meta da casa, que oferece como mimo estacionamento gratuito.

A carta de vinhos conta com 234 rótulos apresentada por dois sommeliers que se revezam no atendimento supervisionado por seis maitres e dois gerentes para comandar equipe de 120 profissionais. Na recepção à imprensa, o destaque foi o branco Loureiro vinho verde português seguido do Marquês de Borba Colheita Tinto, outro lusitano trazido igualmente pela Porto a Porto.

Arte na decoração

Crédito: Gilberto Evangelista/Divulgação

Outro diferencial é a decoração da casa, que conta com objetos de arte esculpidos pelo próprio dono. Apaixonado por escultura, Wagdy nos anos 1980 se aproximou de artistas, como o gaúcho Iberê Camargo e ficou muito amigo de Frans Krajcberg, pintor, escultor, gravador e fotógrafo que viveu no sul da Bahia. Ambos o influenciaram em sua arte desenvolvida enquanto fazia parte dos quadros da Varig. Até hoje o ex-funcionário, como tantos outros, “lamenta a extinção da companhia aérea que serviu por muitos anos ao Brasil”.

Rio Brasa dispõe de quatro salas de eventos e um espaço kids com monitores. A casa realiza testes laboratoriais mensais em seus produtos para assegurar qualidade aos clientes. Funciona de segunda à sábado, das 12h às 23h e domingo, das 12h às 22h. Reservas: 3774-0864 e 99811-3939. Informações: www.riobrasa.com.br.

Liana Sabo

Posts recentes

Após lançamento na COP30, Bel Coelho traz novo livro para Brasília

Floresta na Boca Amazônica é obra da chef paulistana que aborda uma pesquisa aprofundada sobre…

7 horas atrás

Big Box lança clube de vinhos com rótulos exclusivos

Grupo inclui ainda ofertas antecipadas e degustações gratuitas nas lojas

8 horas atrás

Nova Aliança, cooperativa mais antiga do Brasil, é eleita Vinícola do Ano pela ABS-RS

Faltando quatro anos para o centenário, a cooperativa na área do vinho mais antiga do…

8 horas atrás

Depois da reforma, restaurante Ninny lançará menu executivo de três etapas

Sem ter mais a presença do fundador, conhecido por Ninny, o tradicional restaurante homônimo de…

5 dias atrás

Taypá participa do festival Perú Mucho Gusto em São Paulo

Após uma passagem pela Arábia Saudita, o chef Marco Espinoza vai levar a culinária do…

5 dias atrás

Restaurante Sallva ganha selo Lixo Zero em reconhecimento pelas práticas sustentáveis

De volta da COP 30 em Belém, Fabiana Pinheiro, a chef mais premiada da cidade…

6 dias atrás