Por influência de monges budistas, a gastronomia vietnamita é dona de uma variedade muito grande de vegetais. Quando recebe o aporte de peixes e carnes, já está de tal modo baseada em produtos frescos, uso mínimo de óleo, e dependente de ervas que o equilíbrio entre os ingredientes mais o emprego seleto de especiarias para garantir o bom gosto a transformam numa das culinárias mais saudáveis do mundo!
É isto que você vai poder comprovar a partir do dia 21, aniversário da cidade, quando terá início o Festival Mundo Gastrô: Conexão Vietnã, que vai até 8 de maio em diversos restaurantes da capital. A iniciativa é do Sindhobar, cujo presidente Jael Silva buscou parceria com o país asiático para estabelecer uma conexão com o Distrito Federal, “unindo sabores, saberes e turismo”, afirmou. O menu, que será oferecido no almoço e jantar, é composto de entrada e prato principal e terá duas faixas de preço: R$ 69 e R$ 89, ficando a cargo de cada estabelecimento escolher aquela que melhor se adequar a sua criação no prato.
O festival conta com o apoio efetivo da embaixada vietnamita, cuja embaixadora Pham Thi Kim Hoa, nascida em Hanói, capital do país, é profunda conhecedora dos segredos e técnicas da cozinha, a ponto de orientar a execução dos pratos, como fez semana passada num breve ensaio, no qual estiveram presentes alguns chefs e a equipe da embaixadora no restaurante Same Same, especializado na culinária do Sudeste Asiático.
Além do Same Same, que tem três operações (711 Norte, Pontão e 402 Sul), estão inscritos no evento os restaurantes Dom Francisco (Asbac e 402 Sul), Makisan, Grande Muralha, Fred, Taypá, Gran Bier, Sagres, Mayer, Downtown, Capim Dourado (hotel Grand Mercure), Ticiana Werner e Universal. Apoiam também o festival o Senac, BRB e BAT Brasil (antiga Souza Cruz).
Buda estilizado
Desde o caldo de cana, passando pelo chá com leite de coco e chegando aos camarões salteados no molho de tamarindo, ao arroz jasmim com carne de porco, além do macarrão bifum e chips de alho e cebola roxa, fazem parte do exótico cardápio do Same Same, comandado pela chef Raquel Siqueira, que colocou sua expertise à disposição dos chefs convidados para o ensaio. Fundado por ela há apenas três anos na 711 Norte, o restaurante deu tão certo que atraiu dois sócios Rodrigo Angelin e Murilo Hypolito, ex-donos do Together, envolvidos na expansão da marca com quatro operações, inclusive em Goiânia.
Só agora, porém, a grife tem um vinho para chamar de seu. Trata-se do Chardonnay da Valmarino, fundada em 1997 em Pinto Bandeira, cujo nome é uma homenagem aos antepassados que vieram de Cison di Valmarino, na Itália. De cor amarelo claro e tons esverdeados, o vinho branco ostenta no rótulo um buda estilizado como os que enfeitam a rede.
Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…
Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal
A expansão é na verdade um retorno da marca para o local de origem, onde…
Você não precisa esperar até o fim do defeso a 31 de março, que protege…
Evento contará com rótulos da vinícola brasileira Monte Reale
A cerveja Seja Minha Luz, de Tácio Montes, foi a quinta colocada na categoria Ale