Comida de vó é tema do Festival Panelas da Casa que vai até o dia 12 de agosto

Compartilhe

No mundo agitado que vivemos, não paramos para lembrar que sabor tinha a comida da vovó. Pode ser que alguém tenha ainda o privilégio de degustá-la, afinal as avós vêm de uma época em que quase todas – senão a maioria – cozinhavam. O tema voltou à baila e alguns chefs da cidade tiveram de vasculhar os becos da memória para reproduzirem a comida de vó.

Esse é o tema do Festival Panelas da Casa, cuja sétima edição começou dia 26 de julho e vai até 12 de agosto. Quinze grifes gastronômicas participam do evento, que oferece menu completo (entrada, principal e sobremesa) por R$ 49,90. Você ainda tem a opção de pedir apenas o prato principal por R$ 34,90.

Pegada cultural

Criados especialmente para o evento, os cardápios trazem a origem do prato como a japonesa da avó do chef do Genghis Khan, Mateus Takano, que desenvolveu um frango cozido com shoyu e saquê, espessado no próprio colágeno, finalizado com ovo e cebolinha. Ou italiana, como a avó do chef Alexandre Albanese, que apresenta no Nossa Cozinha Bistrô uma carne cozida lentamente por seis horas com ervas aromáticas e à base de tomate, servida com talharim artesanal. Também do país da bota, veio a inspiração para o espaguete com molho sugo e polpettines recheados de muçarela, azeite, salsa, manjericão fresco e pangrattato (espécie de farinha feita de pão seco moída) oferecido no Veloce, do Deck Brasil.

Já o chef David Lechtig, do El Paso (110 Norte, 404 Sul e Terraço Shopping), guarda até hoje o caderninho de receitas da família, no qual a de anticuchos foi a primeira de comida peruana, daí estar no menu como medalhões de filé-mignon com mix de tubérculos sauté e creme de pimenta amarela. Na entrada, salada picante com pepino, abacate e tomate.

Dona Ady, que inspirou o chef Paulo Melo quando abriu o primeiro restaurante de comida mediterrânea da cidade chamado O Abajur da Ady, é autora do principal do Dona Lenha: arroz de forno com frango orgânico, paio, cebola tomate pimentão, cenoura, ervilha, quiabo, passas, ovo e gratinado com parmesão.
Para harmonizar os cardápios, o festival estabeleceu duas parcerias: Videira, que oferece vinhos argentinos e Colombina com sua variedade de cervejas. Confira as sugestões no www.facebook.com/panelasdacasa/

Liana Sabo

Posts recentes

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

9 horas atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

9 horas atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

4 dias atrás

Curso Oui Chef aposta na gastronomia francesa descomplicada e acessível ao dia a dia

Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…

1 semana atrás

Windsor Plaza oferece ceia natalina completa

Natal é a época que o público local mais frequenta hotéis da cidade, não para…

1 semana atrás

Cardápio da Cantina Gratinata tem massas, pernil e até leitão inteiro com entrega dias 24 e 31

Na primeira década do século 21 numa manhã de sábado, o chef Francisco Ansiliero viajou…

1 semana atrás