Chega ao mercado o primeiro suco de jabuticaba brasileiro

Compartilhe

Fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba nasce em todo o país — de norte a sul. Também pode ser encontrada no México, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina. O nome da frutinha redonda, preta que amadurece grudadinha na árvore e tem delicioso sabor doce já rendeu algumas homenagens. A cidade de Jaboticabal, em São Paulo, é um exemplo. O mesmo nome batiza uma vinícola em Hidrolândia (GO), que abriga o maior pomar de jabuticaba do mundo.

Na política, a expressão jabuticaba serve para o bem e para o mal. Conta-se que Mario Henrique Simonsen, engenheiro, economista, com voz de barítono, que ocupou diversos cargos importantes em governos passados, ao criticar medidas econômicas inovadoras propostas pela oposição, disse: “Se só existe no Brasil e não é jabuticaba, é besteira”.
O significado do bem pegou: a jabuticaba é nossa, amadurece na primavera e dá muito no Centro-Oeste e Minas mas só agora ganha tratamento industrial e chega à mesa em forma de suco concentrado com aroma natural da fruta. Vem numa embalagem Tetrapak Edge (de última geração em sucos) de 1 litro o primeiro néctar de jabuticaba brasileiro.

Da água ao suco

A história começa quando o empresário goiano Domingos Vilefort, hoje de 81 anos, decide vender a empresa de laticínios LeitBom, que tocou por mais de 30 anos em Goiânia. Ele, que é técnico em laticínios, passa, então, a investir em sua fazenda de nome Primavera, em Hidrolândia, distante apenas 26 quilômetros da capital do Estado, e em cujas terras sempre houve água abundante.

Um exame técnico mais apurado apontou a existência de lençóis freáticos cristalinos, o que levou a família de Domingos a apostar na comercialização da água. “Com a concessão dada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, expandimos o negócio e o sonho ficou ainda maior”, confessa Vinicius Vilefort, um dos três filhos do empresário, que cuida das vendas. Em 2008, nasceu a Água Mariza, que leva o nome da matriarca do clã. No ano seguinte, o grupo se tornou fabricante de bebidas não alcoólicas.

Credito: Reproducao. Pe de jabuticaba.

Outras frutas

“Graças às pesquisas sobre néctares de frutas chegamos à fórmula ideal de um suco feito com nossa água mineral sem conservantes e com muito sabor”, afirma o diretor comercial. Assim, surgiu a linha Nutrinéctar, que segundo Vinícius, “caiu no gosto das famílias goianas”. Além da jabuticaba, a linha inclui sucos de tangerina, de laranja e de uva.

Outra linha chamada Amor & Chá traz chá verde com limão, chá mate e chá verde sabor laranja e gengibre. “Hoje estamos em 11estados e no Distrito Federal”, completa Vinicius, que divide com os irmãos o comando da empresa. O primogênito Domingos Filho toma conta da produção e o caçula Ivan Vilefort, da área financeira.
O Grupo Mariza, com sede na Avenida do Líbano 565, Jardim Santo Antônio, Goiânia, atende no telefone (62) 3249-5606.

Liana Sabo

Posts recentes

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

17 minutos atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

14 horas atrás

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

2 dias atrás

China in Box lança nova coleção de bowls inspirada na mitologia chinesa

Itens colecionáveis têm estampas desenvolvidas por Carol Wang

2 dias atrás

Confira os sabores que compõem a praça de alimentação do evento Nosso Natal 2025

Além das luzes, da música e das atrações para toda a família, o Nosso Natal…

3 dias atrás

Após lançamento na COP30, Bel Coelho traz novo livro para Brasília

Floresta na Boca Amazônica é obra da chef paulistana que aborda uma pesquisa aprofundada sobre…

3 dias atrás