Chefs Marcelo Petrarca e Cristiano Komiya cozinham juntos no Bloco C

Compartilhe

Dois dos grandes chefs da cidade – Marcelo Petrarca e Cristiano Komiya – vão cozinhar juntos segunda-feira pela primeira vez. Vizinhos de frente — um na 211 Sul o outro na 212 –, desenvolverão um menu festivo para comemorar o quarto aniversário do Bloco C, o moderno restô que Petrarca toca com muito esmêro devotado a uma cozinha contemporânea com alguns pratos revisitados.

“Além de amigo, Cristiano é meu ídolo”, diz Marcelo lembrando que “o New Koto viu o Bloco C nascer”. No dia da assinatura do contrato da loja, Petrarca atravessou a rua e foi contar a novidade para o chef Komiya que, imediatamente, abriu uma garrafa de saquê para um brinde, “uma espécie de apadrinhamento”. Desde então, sempre cogitou um dia cozinharem juntos.

Chef Cristiano Komiya divide as facas e caçarolas com Petrarca

Treze etapas

A oportunidade chegou agora quando os dois chefs executam segunda-feira, 11, a partir das 20h30 um menu repleto de sabores incríveis, entre eles, o black cod, bacalhau negro pescado nas águas geladas do oceano Pacífico. Bastante entremeado pela culinária japonesa, o cardápio começa com niguiri de pargo, ponzu e atum mi cuit e caviar giaveri nas boas vindas.

Uma sequência inédita prossegue com sunomomo, polvo, camarão, hokkogai; mini caesar, caranguejo e aioli; vieira com shimeji e manteiga; velutê, moqueca e arroz pipoca; tempurá de camarão, tortelli recheado de pêra brie, trufa fresca; centolla, pargo, ponzu; lagosta ao thermidor e farofa e por último o black cod. De sobremesa, mochi de frutas vermelhas e lichia com espuma de manga.

“Tudo o que sei, aprendi com meu pai”, confessa Cristiano, que nunca fez curso de gastronomia, mas desde menino trabalhou com o mestre Komyia San em diversas cozinhas pelas quais passou o saudoso chef japonês, dono do mais importante currículo da cidade. Depois de trabalhar em Tóquio e Paris, Komiya pai aportou em Brasília como chefe de cozinha da embaixada do Japão.

O filho, que herdou a arte paterna, considera Petrarca “meu professor”, porque ele ensina técnicas usadas na cozinha internacional. “Eu acompanhei a obra do Bloco C e vi o sacrifício que é montar um restaurante dessa qualidade”, salienta Komiya. Longe de serem concorrentes, os dois chefs têm propostas complementares.

O menu especial sai por R$ 590. Reservas pelo telefone: 3363-3062.

Liana Sabo

Posts recentes

Igreja Luterana oferece café de advento no próximo sábado (30)

Comidinhas natalinas fazem parte do cardápio do evento

23 horas atrás

Bálsamo Congelados lança sobremesa zero açúcar em parceria com Bolo da Ivone

Bálsamo Congelados, a grife de comida natural, fez parceria com o bolo da Ivone para…

23 horas atrás

Jantar harmonizado celebra o prêmio Top 100 da vinícola brasileira Valduga

Em oito etapas, o evento será realizado na quinta-feira na Trattoria da Rosario

23 horas atrás

Ranking dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2024 será revelado na terça-feira (26)

Já a lista entre a 51ª e a 100ª posição já foi revelada e conta…

24 horas atrás

Embaixada da Itália realiza a 5ª edição do Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil

Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…

4 dias atrás

Castália inaugura unidade no Pontão

Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal

1 semana atrás