Chef Eric Jacquin veio ensinar o preparo do petit gâteau, criado por ele

Compartilhe

Por Liana Sabo — Com a presença do incensado chef Eric Jacquin, a Embaixada da França lançou nesta sexta-feira (7/6), em grande estilo, a sétima edição do Goût de France, festival que celebra no mundo inteiro a gastronomia francesa. Até o dia 15 de junho, 26 restaurantes da cidade estão oferecendo menu completo de três etapas – entrada, prato principal e sobremesa – com ingredientes brasileiros elaborados, segundo técnicas francesas numa mistura de sotaques.

Cada estabelecimento enviou seu chef para se encontrar com Jacquin, durante uma aula, na qual o chef francês ensinou a receita do Petit Gâteau, sobremesa clássica desenvolvida por ele no Brasil, mas que não existe na França. De execução bastante simples, bastam apenas sete minutos de forno quente para assar a iguaria, à base de chocolate, manteiga, farinha, açúcar e ovos.

Crédito: Liana Sabo

Depois de pronto, todos puderam provar o doce que veio deliciosamente crocante por fora e bastante cremoso por dentro. “Minha mulher (Maria das Graças) faz o petit gâteau no restaurante de acordo com a receita do Jacquin”, comentou o chef-restaurateur Severino Xavier, dono do La Chaumière, o restaurante francês mais antigo de Brasília, que fica na 408 Sul.

Em torno da mesa

Depois da aula e antes do almoço, servido nos jardins da representação diplomática, o embaixador da França, Emmanuel Lenain, destacou o evento que ocorre também em mais quatro cidades brasileiras, como Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além da Vila de São Jorge e de Alto Paraíso. O diplomata francês, que chegou ao Brasil em novembro de 2023, já percorreu alguns estados brasileiros e disse ter tido a oportunidade de comer moqueca em Salvador e açaí, em Belém para concluir que é na mesa que se realizam os melhores encontros.

“Para os franceses, a gastronomia é uma obsessão e é isso que queremos compartilhar com os brasileiros no festival Goût de France, que celebra o jeito francês de estar à mesa”, afirmou. Jacquin, há uma década, jurado do Masterchef, também destacou a importância do serviço nos restaurantes e a responsabilidade de cada garçom, maître e sommelier, além da cozinha.

Apesar de usar avental na hora de meter a mão na panela, Jacquin não se descuida da elegância. Vestia terno muito bem cortado e gravata Moschino de estampa amarela com um broche Chanel de cristal na lapela do paletó. Nos pés, sapato verde de verniz da grife Gucci. Sempre alegre, atendeu a mídia com simpatia.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

Conceito de wine bar pega em Brasília e cidade ganha dois novos bares de vinhos

O Mané Mercado, no Eixo Monumental, criou uma adega central com a participação de cinco…

1 dia atrás

Restaurante Blá’s lança pratos que homenageiam a culinária paraense

No ano em que Belém do Pará completou 409 anos, o restaurante Blá's Cozinha de…

5 dias atrás

Haná Restaurante terá um novo prato especial por semana até 2 de fevereiro

As receitas se juntam as 11 opções tradicionais do estabelecimento

2 semanas atrás

La Boulangerie abre no sábado (4) as encomendas para a Torta de Reis

A sobremesa francesa costuma ser apreciada no Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro

2 semanas atrás

Dom Francisco abre o ano de 2025 com o famoso Festival de Bacalhau

A nova edição do tradicional evento ocorre de 3 de janeiro a 8 de fevereiro,…

2 semanas atrás

Trattoria da Rosario estará aberta em 1º de janeiro

Após um período de recesso durante a semana do Natal, a Trattoria da Rosario, na…

3 semanas atrás