Casal aposta na culinária do sul da Itália

Compartilhe

Gaetano Gianluca Spinosa e Flávia Nascimento atuam na cidade cozinhando o melhor do sabor italiano

Hoje se completam 77 anos que os italianos foram às urnas para escolher entre a monarquia e o regime republicano e, desde então, a data passou a ser comemorada como o Dia da República. Num país alegre e próspero, conhecido não só pela indústria avançada, mas também pela literatura, música, pintura e moda, a arte culinária também é exportada para o mundo inteiro.

Além da predileção do brasileiro pelo sabor italiano há uma forte presença de profissionais que optam por viver aqui, quase sempre motivados por laços de casamento. Como é o caso do chef nascido em Milão Gaetano Gianluca Spinosa, de 51 anos, e há dois, casado com a brasiliense Flávia Nascimento, 36, que conheceu na Nova Zelândia, onde ela foi estudar inglês para se dedicar à área de comércio exterior.

Gaetano Gianluca Spinosa e Flávia Nascimento. Crédito: CB/D.A Press

“O dinheiro era curto para me manter só estudando em Auckland, então decidi pedir emprego em restaurante. O chef e proprietário da casa me aceitou para lavar louças, mas logo me envolvi com a confecção de comida e pedi a ele que me ensinasse a cozinhar”, relembra a ajudante de cozinha, que abandonou o sonho e preferiu fincar o pé na gastronomia. Desde o início, Gaetano e Flavia ficaram muito amigos, mas só depois que ele se separou se tornaram uma dupla em todos os sentidos.

Um ponto no Sudoeste

Flávia procurou aprender o idioma italiano para se comunicar com o chef e ler livros culinários. Filha de mãe goiana e pai carioca, ela desenvolveu no exterior um profundo respeito pelo produto testemunhando o sucesso do trabalho do marido que, em 2011, ganhou prêmio de melhor cozinha napolitana daquele país.

Por dois anos, até a pandemia, o casal tocou o Monzù, que significa uma corruptela da palavra Monsieur, senhor em francês, como era tratado o chef de cozinha nos restaurantes do sul da Itália. Esse também vai ser o nome da casa que eles pretendem abrir no Sudoeste, “um local que nos agradou muito e onde não há ainda operação semelhante”, revelou Spinosa, que reside no Cruzeiro Velho (Quadra 3, Bloco B), num sobrado construído pelo pai de Flávia. É lá, numa simpática cozinha/gourmet que o casal recebe de terça à sábado até seis pessoas para almoço e jantar, ao custo de R$ 200 por pessoa.

Estrela Michelin

Berinjela empanada e recheada com muçarela e presunto parma. Crédito: CB/D.A Press

Além disso, o Monzù é um serviço que também vai à casa do cliente oferecer “o sabor do sul da Itália”, explica Flávia, que trabalha ao lado do marido. “O sonho dele é um dia conquistar uma estrela no Guia Michelin”, entrega ela. Perfeição na execução do cardápio não falta. O que eu degustei começa por uma berinjela empanada e recheada com muçarela e presunto parma.

Montanara con tartare di gambero limone siciliano e ricotta vem no segundo prato que é um pão frito típico napolitano conhecido pela leveza devido ao processo de fermentação, explica o chef. É servido com tartar de camarão e ricota artesanal. Cozida por seis horas, em fogo baixo, num molho de cebola, pimenta-do-reino branca e manjericão uma ponta de alcatra constitui a receita Paccheri alla genovese. Vem como prato principal do menu que a dupla elaborou especialmente para a coluna.

Babà ao rum. Crédito: CB/D.A Press

Na sobremesa, um clássico da doçaria europeia que tem várias versões. Uma delas conta que no século 18, o rei Estanislau da Polônia gostava de molhar no rum pedacinhos de um bolo alemão antes de comer. Para abreviar esse ritual pasteleiros do reino criaram uma receita na qual o bolo já era umedecido com gotas da bebida na cozinha. O rei apreciou muito e quando foi destituído do trono, o bolo passou primeiro pela França e depois para o Reino de Nápoles, onde ganhou o nome babà ao rum. Monzù serve com chantily italiano. Reservas: 98385-4168.

Liana Sabo

Posts recentes

Os doces do Natal: panetones, chocolates e outras delícias para garantir antes da ceia

Com a aproximação do Natal começam os preparativos da ceia. O que levar à mesa…

4 horas atrás

I Prêmio Sabores e Saberes: Comida de Terreiro celebra a gastronomia das comunidades de matriz africana no Brasil

Ao todo, 45 expositores participam da premiação que terá o vencedor revelado em 17 de…

14 horas atrás

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

1 dia atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

2 dias atrás

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

3 dias atrás

China in Box lança nova coleção de bowls inspirada na mitologia chinesa

Itens colecionáveis têm estampas desenvolvidas por Carol Wang

4 dias atrás