Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança completa 30 anos

Compartilhe

Viajar pelo mundo da boa mesa em busca de iguarias que marcassem os momentos especiais com agradáveis lembranças. Este é o conceito motivador da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que completa 30 anos no Brasil. Em Brasília, a ARBL reúne cinco grifes – Bloco C, Dom Francisco, Koji, Universal e Villa Tevere – mais Montserrat, de Pirenópolis e Mahalo, de Cuiabá, duas cidades que fazem parte no Centro-Oeste da entidade, que presenteia seus clientes com um prato de cerâmica pintado à mão, com design alusivo à receita degustada.

Chefs da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Crédito: Péssa Filmes/Divulgação

Em noite de muita alegria e sabor, os sete chefs mostraram seus talentos indo todos para a cozinha preparar jantar em seis etapas harmonizado com vinhos para 170 pessoas, entre elas, colecionadores do prato da boa lembrança, que receberam o mimo especial alusivo à data. A associação surgiu há três décadas, sob a batuta do chef Danio Braga – nascido na região da Emilia Romagna, na Itália. Quando se radicou no Brasil, ele trouxe um costume dos restaurantes de lá: além da conta, levar ao comensal um suvenir ao fim da refeição. O hábito deu origem à Associazione del Ristoranti del buon ricordo.

Celebração

Crédito: Denise Rohnelt/Divulgação
Crédito: Denise Rohnelt/Divulgação
Crédito: Denise Rohnelt/Divulgação

O jantar que uniu gastronomia e arte foi realizado segunda-feira no Dom Francisco, da Asbac, e teve início com apresentação do chef Juan Pratginestós, do Montserrat, que deu as boas-vindas com lombo suíno maturado sobre pão com tomate e rúcula; Alexandre Faierstein do Koji trouxe charutinho de nori recheado com tartar de atum, maionese de gergelim e ovas na entrada fria. Outra servida quente coube ao chef Francisco Ansiliero oferecer croquete de mangarito sobre ragu de cogumelos Yanomami e tucupi. No primeiro prato, Elias Pacheco do Villas Tevere serviu ravioli recheado com queijos brie e suíço, amêndoas, molho branco com amoras e Frangelico.

No segundo prato, Ariani Malouf e Marcelo Petrarca prepararam juntos costela laqueada com arroz no molho do assado e tartar de banana com favo de mel e, por último, Rogério Evangelista, do Universal, adoçou a boca dos comensais com musse de chocolate, chantilly de baunilha do cerrado e praliné de baru.

Espumante

Com uvas Pinot Noir (60%) e Chardonnay (40%), a vinícola Miolo, de Bento Gonçalves (RS), elaborou um espumante chamado Ricordi 30 Cuvée Nature para comemorar o 30º aniversário da Associação, que reúne 86 restaurantes em todo o país. A caça à louça de cerâmica já rendeu mais de 2 milhões de pratos produzidos e cada um deles representa uma experiência gastronômica. No Centro-Oeste, todos os filiados lançaram a receita 2024.

Liana Sabo

Posts recentes

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

2 dias atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

3 dias atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

7 dias atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

7 dias atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

1 semana atrás

Curso Oui Chef aposta na gastronomia francesa descomplicada e acessível ao dia a dia

Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…

2 semanas atrás