Aquavit oferece menu inédito de alta gastronomia aos sábados

Compartilhe

O restaurante Aquavit com uma bela vista, à beira do Lago Norte, está promovendo jantares aos sábados, neste mês de março, com menu inédito pilotado pelo chef dinamarquês Simon Lau e pelo chef brasileiro Leônidas Neto, no qual são degustados sabores típicos dos dois países. “O participante é quem vai dizer se é menu nórdico com um toque brasileiro ou brasileiro com toque nórdico”, provoca o chef, que se propõe uma reflexão sobre o que se tornou depois de viver no Brasil durante cinco décadas.

Crédito: Arquivo pessoal
Crédito: Arquivo pessoal
Crédito: Arquivo pessoal

Neste sábado, 18, a partir das 20h terá início o serviço com coquetel e petiscos. O primeiro prato será pirarucu, que vem de uma associação de produtores da Amazônia. O peixe é marinado com tucupi reduzido, sal, frutas e folhas cítricas – melissa, capim santo e verbena –, raspa de limão, toranja, laranja e flores de jambu, servido com maionese, brunoise de salsão, funcho e croutons com gomos das frutas.

Aroma de pato

O segundo prato lembra “um clássico da culinária carioca, que é camarão & chuchu”, destaca Simon, no qual o crustáceo grelhado é servido com espaguete de chuchu marinado com azeite e escoltado por sorbet de tomate com wasabi e filigrana de lula. Ainda na degustação da alta gastronomia vem pato em três versões, a partir de “um consommé servido em taça de dry martini para o cliente beber e ir preenchendo a boca com aroma intenso de pato”, explica o autor da receita. Seguem peito de pato grelhado e rocambole de confit das coxas da ave e cebola roxa caramelizada enrolado dentro de uma folha de couve e sagu cremoso com raspa de limão siciliano.

Queijo azul produzido pela marca paulistas Pardinho, trazido por Rosana Tarsitano, finaliza a etapa de salgados com chocolate branco queimado e xarope de figo ramy acompanhado de uma taça de vinho da Madeira. Idealizada pelo chef Leônidas, a sobremesa é um tributo a Goiás Velho e consta de sorbet de cajá e o tradicional bolo de arroz da região harmonizados com cerveja Session IPA Calango Careta, da Corina. Vem lambuzado de xarope de cajá e com pitada de sorvete de baunilha pompona, colhida nas matas goianas, com crocante de coquinhos de licuri e mel.

Todos os pratos podem vir harmonizados com vinhos selecionados pelo sommelier dinamarquês Bertil Tottenborg ao preço de R$ 475. O menu sem vinho sai por R$ 350. Além do sábado, o cardápio será reprisado dias 25 de março e 1º de abril. Reservas: 99994-9646.

Cardápio do jantar

Liana Sabo

Posts recentes

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

11 horas atrás

China in Box lança nova coleção de bowls inspirada na mitologia chinesa

Itens colecionáveis têm estampas desenvolvidas por Carol Wang

21 horas atrás

Confira os sabores que compõem a praça de alimentação do evento Nosso Natal 2025

Além das luzes, da música e das atrações para toda a família, o Nosso Natal…

1 dia atrás

Após lançamento na COP30, Bel Coelho traz novo livro para Brasília

Floresta na Boca Amazônica é obra da chef paulistana que aborda uma pesquisa aprofundada sobre…

2 dias atrás

Big Box lança clube de vinhos com rótulos exclusivos

Grupo inclui ainda ofertas antecipadas e degustações gratuitas nas lojas

2 dias atrás

Nova Aliança, cooperativa mais antiga do Brasil, é eleita Vinícola do Ano pela ABS-RS

Faltando quatro anos para o centenário, a cooperativa na área do vinho mais antiga do…

2 dias atrás