Aproveite os últimos dias do Burguers do Mundo

Compartilhe

Quem já foi gostou, quem não foi só tem até domingo a chance de degustar um (ou alguns) dos 13 burguers (a iguaria da moda) desenvolvidos especialmente para o evento organizado pela confraria Panelas da Casa, que nesta edição elegeu sanduíche como tema, no almoço e no jantar. Não se trata de qualquer sanduíche, mas de Burguers do Mundo, que é o nome oficial da iniciativa da qual participam 13 estabelecimentos.

Nem todos os sanduíches levam pão — base clássica da preparação —, como a sugestão da Cartolaria (QE 28 do Guará II), que elaborou hambúrguer de charque com castanhas ao molho de rapadura com Dijon e cebola caramelizada, acompanhado de mandioca frita. Também o filo burguer da Dona Lenha é feito de picanha grelhada, mix de cogumelos, envolto em finíssima e crocante massa filo assada na lenha. Vem com chutney de tomates e gengibre, batatinhas assadas e salada verde ao vinagrete de framboesa.

Ideia criativa

O chef David Lechitg e a hamburguesa latina, com carnes bovina e suína temperada ao estilo peruano, servida com guacamole, queijo e maionese de aji amarillo no pão de cerveja preta

A proposta é “fazer com que chefs, cozinheiros e restaurateurs exercitem toda sua criatividade para pensar em receitas interessantes, com qualidade gourmet e que consigam expressar o conceito de cada casa”, diz a confraria em nota, na qual explica que qualquer versão do sanduíche, orçado em R$ 29, poderá ser harmonizada com rótulos de cervejas Colombina por mais R$ 18,90. A marca, que é a primeira cerva artesanal de Goiás, foi escolhida por valorizar ingredientes do Centro-Oeste, como pequi e murici.

O grupo Belini desenvolveu três receitas — uma para cada operação. Hambúrguer de fraldinha com presunto parma, molho parmigiano, alface crespa, tomates frescos no pão brioche com polenta crocante é servido no Belini Pães Gastronomia. A fraldinha no cheddar derretido, bacon, pimenta jalapeño e maionese da casa em brioche com batatas rústicas vigora no Belini Café e um hambúrguer vegano de berinjela e castanhas com cebolas caramelizadas, molho de iogurte, salsa e hortelã no pão de nozes é oferecido no Bhumi.

Hamburguer Beef Passion do Cantucci: pão Caseiro de abóbora com castanhas gratinado com pasta de 3 queijos com cebola caramelizada na cerveja stout

El Paso, Genghis Khan e Nossa Cozinha optaram por um pão de cerveja, enquanto o Jambu preferiu brioche de açaí e o Cantucci Bistrô, por pão de abóbora com castanhas. Fiéis à origem de suas culinárias, os italianos Veloce e Piccolo Emporium apostam no polpettone, enquanto o Empório Árabe sugere hambúrguer de cordeiro, coalhada com hortelã no pão com gergelim.

Liana Sabo

Posts recentes

Restaurante El Chato, de Bogotá, coloca Colômbia no centro do mapa mundial da gastronomia

O ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina entra em 2026 com um novo…

4 dias atrás

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

2 semanas atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

2 semanas atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

2 semanas atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

2 semanas atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

3 semanas atrás