34ª safra do vinho Don Melchor já está disponível em Brasília

Compartilhe

O rótulo é considerado um dos melhores do Chile, recebendo 97 pontos de um dos jornalistas mais renomados do mundo

Mais uma vez Brasília recebeu a visita do enólogo chileno Enrique Tirado, autor do ícone Don Melchor, que veio para apresentar e comandar a degustação da safra 2020 deste, que desde 1987 é um dos melhores vinhos do Chile. Só comparável ao Almaviva, cuja elaboração conta também com a expertise de Tirado na condição de coenólogo.

Enólogo chileno Enrique Tirado. Crédito: Su Maestri/Divulgação

Composto de 92% de Cabernet Sauvignon, 6% de Cabernet Franc, 1% de Merlot e 1% de Petit Verdot, Don Melchor passou 15 meses em barricas de carvalho francês, e já está disponível nas prateleiras bem protegidas da Super Adega, onde pode ser adquirido por R$ 1.100 a garrafa.

Esta é a 34ª safra do vinho que traz uma enorme complexidade aromática com frutas vermelhas e flores, além de um grande frescor e textura aveludada com um final muito longo e persistente. Recebeu 97 pontos do jornalista norte-americano James Suckling, um dos mais renomados críticos do mundo, que passou 30 anos escrevendo para a revista Wine Spectator (provava mais de quatro mil vinhos por ano) até criar o próprio site em 2010.

Longa duração

Don Melchor 2020 tem potencial de guarda de quatro décadas, apresenta cor violácea com grande intensidade e complexidade aromática de frutas vermelhas e notas florais de violetas e rosas. Apesar da colheita ter sido difícil por conta da irregularidade das chuvas em Puente Alto, o consagrado terroir do vale do Maipo, Enrique Tirado conseguiu em plena pandemia obter um vinho saboroso, “de textura aveludada, corpo exuberante e um final longo e persistente”, como avaliam os especialistas.

CEO da Viña Don Melchor, graças a sua extraordinária sensibilidade enológica, rigor e meticuloso trabalho, Enrique Tirado é q uem apresenta o vinho não só no Brasil – segundo maior importador depois dos Estados Unidos – mas em diversas capitais do mundo. A China é o terceiro maior comprador. Na gastronomia, a harmonização ideal é feita com carnes vermelhas, como o cordeiro braseado ao molho roti com aligot de batata baroa ou o filé-mignon com fettuccini ao creme de trufas negras – duas sugestões do chef Marcelo Petrarca na apresentação do vinho realizada no Lago Restaurante.

Cordeiro braseado com aligot de batata baroa do Lago Restaurante. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Para o connaisseur Rodrigo Rocha Marques, gerente de compras e bebidas da Super Adega, “apesar de muito jovem ainda o Don Melchor 2020 está muito elogiado”. Ele ainda dispõe de algumas garrafas da safra 2019, que recebeu 99 pontos, mas o vinhaço da safra 2018, que mereceu 100 pontos de James Suckling “teve o estoque esgotado”, informou.

Liana Sabo

Posts recentes

Restaurante El Chato, de Bogotá, coloca Colômbia no centro do mapa mundial da gastronomia

O ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina entra em 2026 com um novo…

4 dias atrás

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

2 semanas atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

2 semanas atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

2 semanas atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

2 semanas atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

3 semanas atrás