Simplicidade de Luciano põe medalhões do São Paulo nos devidos lugares

Compartilhe

O golaço de Luciano na vitória do São Paulo por 2 x 0 contra o Talleres, no MorumBIS, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, diz muito sobre o tamanho do camisa 10 no elenco tricolor sob o comando do invicto técnico Luis Zubeldia. Lá se vão  nove jogos com sete vitórias e dois empates desde a estreia em 26 de abril.

O argentino abriu mão do colombiano James Rodríguez porque confía em Luciano no papel de falso meia centralizado atrás de um centroavante raiz. Outra prova disso é a função de Lucas Moura na partida contra o Talleres. A preferência por Luciano centralizado na linha dos três homens de criação fez com que Lucas Moura jogasse aberto na direita e não na função de Luciano. A classificação em primeiro lugar deixa claro: Luciano está entre os intocáveis de Zubeldia na formação de gala. Logo, até medalhões têm que se enquadrar.

Em contrapartida, Luciano respeita a hierarquia. Embora tenha moral com o técnico, ele não entrou em dividida, por exemplo, na cobrança do pênalti. Lucas Moura pegou a bola e cobrou duas vezes. O ídolo converteu a segunda tentativa e abriu o placar no primeiro tempo, depois de o goleiro argentino Guido Herrera se adiantar.

Chamo atenção para algumas atuações relevantes. O zagueiro Arboleda foi um xerifão lá atrás. Rodrigo Nestor repetiu aquelas exibições da campanha no título inédito da Copa do Brasil no ano passado contra o Flamengo. Alisson se impôs no meio de campo.  Wellington se garantiu na lateral esquerda mesmo pendurado pelo cartão amarelo recebido na etapa inicial. Resistiu sem ser expulso. Juan também teve uma exibição ok até a entrada do recuperado Calleri.

Mas voltemos a falar sobre Luciano. O camsia 10 honrou a opção de Zubeldia ao afrouxar o nó da gravata da torcida com um drible e uma finalização belíssima de fora da área em um lance iniciado numa cobrança de lateral. A noite de obediência tática, inclusive do ídolo Lucas Moura ao aceitar jogar aberto pela direita, foi recompensada pelo triunfo contra um adversário fortíssimo. O Talleres será carne de pescoço nas oitavas de final.

A noite da torcida do São Paulo ficou perfeita depois da convocação da seleção do Equador para a Copa América nos Estados Unidos. O zagueiro Arboleda não consta na lista do técnico espanhol Félix Sanches Bás para o início dos treinamentos para o torneio.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Copa América: eliminação prova incapacidade da CBF em 10 anos de crise

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso tem uma frase marcante sobre o processo de…

2 dias atrás
  • Esporte

Cem jogos, quatro semifinais em torneios oficiais: é ruim a Era Southgate?

A Inglaterra não arranca suspiros na Eurocopa, mas pegar no pé de Gareth Southgate é…

2 dias atrás
  • Esporte

Dorival pode emular Santos de 2010 ao escalar Endrick no lugar de Vini

Um dos grandes trabalhos autorais de Dorival Júnior faz 14 anos. Em 2010, o técnico…

3 dias atrás
  • Esporte

Eurocopa: gols da geração de prata em Tóquio-2020 levam Espanha à semi

Há três anos, a Espanha perdia a finalíssima do torneio masculino de futebol para o…

3 dias atrás
  • Esporte

“Houston, temos um problema!” Dibu Martínez salva missão da Argentina

“Houston, temos um problema”. O histórico aviso de emergência do astronauta Jack Swigert, em 1970,…

4 dias atrás
  • Esporte

Copa América: Conmebol admite erro contra o Brasil no pênalti de Muñoz em Vini

Menos de 24 horas depois do empate por 1 x 1 entre Brasil e Colömbia…

5 dias atrás