Muito além de jogadores: Copa São Paulo de Futebol Júnior também é celeiro de técnicos

Compartilhe

Nem só de revelar jogadores vive a Copa São Paulo de Futebol Júnior — torneio Sub-20 retomado neste domingo depois de ter a edição de 2021 cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. A competição também tem se especializado em colocar técnicos campeões ou não do torneio na vitrine e catapultado carreiras para comandar elencos profissionais. Protagonistas do primeiro e do segundo ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos, por exemplo, Rogério Micale (Rio-2016) e André Jardine (Tóquio-2020) foram forjados no evento chamado carinhosamente de Copinha.

A maior expectativa nesta edição está depositada em Alexsandro de Souza, o Alex. Aos 44 anos, o ídolo do Cruzeiro, Palmeiras, Fenerbahçe e passagem pela Seleção é o líder dos meninos do São Paulo. Espera-se muito dele.

Estreante na profissão, Alex tentará repetir feitos recentes de treinadores que conquistaram o torneio e na sequência da carreira conquistaram espaço em times profissionais de ponta.

Mentor da volta do Botafogo à primeira divisão em 2021 e do América-MG em 2017, Enderson Moreira é um deles. O sucesso começou em 2007. Naquela temporada, o treinador levou o Cruzeiro ao título da Copinha nos pênaltis contra o São Paulo por 6 x 5.

Responsável por devolver o Vasco à elite em 2022, o técnico Zé Ricardo comandou o Flamengo ao título do torneio “teen” em 2016 nos pênaltis contra o Corinthians.

Há outros bons exemplos. Claudinei Oliveira acaba de recolocar o Avaí na elite do futebol brasileiro. Em 2013, ele comandava o Santos no título da Copinha de 2013 contra o Goiás.

Empregado no Al Dhafa, dos Emirados Árabes Unidos, Rogério Micale brindou o Figueirense com a conquista da Copa São Paulo em 2008 contra o Rio Branco-SP. A conquista abriu as portas para que ele levasse o Brasil à primeira medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016. Mentor do bi em Tóquio-2020, André Jardine liderou o São Paulo na campanha de 2017

Há outros campeões da Copinha que volta e meia aparecem à frente de times de ponta. Campeão pelo São Paulo em 2010, Sergio Baresi já comandou o tricolor paulista. Técnico do Flamengo no título de 2018, Mauricio Souza é auxiliar permanente do Flamengo.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Final se ganha na estratégia: Dorival foi mais técnico que Filipe Luís

Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…

16 horas atrás
  • Esporte

Flamengo x Corinthians: o que esperar do gramado do Mané na Supercopa Rei

  O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…

2 dias atrás
  • Esporte

Lucas Paquetá x Memphis Depay: parceria no Lyon vira duelo na Supercopa Rei

  Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…

3 dias atrás
  • Esporte

Líder, Botafogo expõe Tite ao ridículo de um 4 x 0 depois de 13 anos

Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…

4 dias atrás
  • Esporte

Prévia da 1ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 1   Atlético-MG x…

5 dias atrás
  • Esporte

A geração 2019 do Flamengo segue vencendo fora das quatro linhas

O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…

6 dias atrás