Muito além de jogadores: Copa São Paulo de Futebol Júnior também é celeiro de técnicos

Compartilhe

Nem só de revelar jogadores vive a Copa São Paulo de Futebol Júnior — torneio Sub-20 retomado neste domingo depois de ter a edição de 2021 cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. A competição também tem se especializado em colocar técnicos campeões ou não do torneio na vitrine e catapultado carreiras para comandar elencos profissionais. Protagonistas do primeiro e do segundo ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos, por exemplo, Rogério Micale (Rio-2016) e André Jardine (Tóquio-2020) foram forjados no evento chamado carinhosamente de Copinha.

A maior expectativa nesta edição está depositada em Alexsandro de Souza, o Alex. Aos 44 anos, o ídolo do Cruzeiro, Palmeiras, Fenerbahçe e passagem pela Seleção é o líder dos meninos do São Paulo. Espera-se muito dele.

Estreante na profissão, Alex tentará repetir feitos recentes de treinadores que conquistaram o torneio e na sequência da carreira conquistaram espaço em times profissionais de ponta.

Mentor da volta do Botafogo à primeira divisão em 2021 e do América-MG em 2017, Enderson Moreira é um deles. O sucesso começou em 2007. Naquela temporada, o treinador levou o Cruzeiro ao título da Copinha nos pênaltis contra o São Paulo por 6 x 5.

Responsável por devolver o Vasco à elite em 2022, o técnico Zé Ricardo comandou o Flamengo ao título do torneio “teen” em 2016 nos pênaltis contra o Corinthians.

Há outros bons exemplos. Claudinei Oliveira acaba de recolocar o Avaí na elite do futebol brasileiro. Em 2013, ele comandava o Santos no título da Copinha de 2013 contra o Goiás.

Empregado no Al Dhafa, dos Emirados Árabes Unidos, Rogério Micale brindou o Figueirense com a conquista da Copa São Paulo em 2008 contra o Rio Branco-SP. A conquista abriu as portas para que ele levasse o Brasil à primeira medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016. Mentor do bi em Tóquio-2020, André Jardine liderou o São Paulo na campanha de 2017

Há outros campeões da Copinha que volta e meia aparecem à frente de times de ponta. Campeão pelo São Paulo em 2010, Sergio Baresi já comandou o tricolor paulista. Técnico do Flamengo no título de 2018, Mauricio Souza é auxiliar permanente do Flamengo.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como Fernando Diniz criou atalho para a virada do Vasco contra o Fluminense

O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…

1 dia atrás
  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

2 dias atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

2 dias atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

2 dias atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

3 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

4 dias atrás