Do título no Brasileirão Sub-20 à estreia no Carioca: Flamengo aposta em 12 campeões

Compartilhe

Há 15 meses, Flamengo e Palmeiras decidiam o título do Campeonato Brasileiro Sub-20 no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Não foi qualquer decisão. O duelo pode ter sido um marco para os dois clubes mais ricos do país. Patrick de Paula, Danilo e Gabriel Menino se firmaram no elenco principal. Foram campeões do Paulistão, da Libertadores e estão em vantagem contra o Grêmio na final da Copa do Brasil. A equipe carioca contou com minutos preciosos de Hugo, João Gomes, Natan, Noga e Ramon na conquista do bicampeonato brasileiro.Os meninos do Palmeiras conquistaram espaço no Palmeiras. Formaram, por exemplo, o meio de campo na vitória por 3 x 0 sobre o River Plate na partida de ida das semifinais da Libertadores. As crias do Ninho, ainda não. O goleiro Hugo Souza é o único que encerrou a temporada como titular. A oportunidade dos campeões do Brasileirão Sub-20 de tirar os medalhões da zona de conforto começa hoje contra o Nova Iguaçu no início do projeto do tricampeonato carioca.

Dos 23 relacionados pelo técnico Maurício Souza para o duelo no Maracanã, 12 faziam parte do elenco que derrotou o Palmeiras naquela decisão de 1° de dezembro de 2019: Matheuzinho, Natan, João Gomes, Ramon, Yuri, Luis Gustavo, Gabriel Noga, Otávio, Ítalo, Yuri de Oliveira, Lázaro e Rodrigo Muniz. Oito estão na escalação provável para a partida contra o Nova Iguaçu.

O time principal para a partida desta terça-feira deve ter Matheuzinho, Gabriel Noga, Natan, Ramon, João Gomes, Yuri de Oliveira, Lázaro e Rodrigo Muniz, que voltou do empréstimo ao Coritiba justamente a pedido do técnico Rogério Ceni.

Assim como Abel Ferreira escolheu seus preferidos da safra vice-campeão do Brasileirão Sub-20, Rogério Ceni tem os dele. Natan teve chance com o treinador. João Gomes virou peça importante depois da contusão de Thiago Maia. O volante passou a ser alternativa quando o Flamengo precisava renovar o fôlego da marcação ou proteger a defesa para garantir resultado.

O fato é que aquela final do Brasileirão Sub-20 indica a Palmeiras e Flamengo a necessidade de mirar em reforços badalados, não há nada errado nisso, mas também prestar atenção nas apostas que pedem passagem nas divisões de base. A renovação, o rejuvenescimento e a possibilidade de novos negócios para o exterior passa pelos meninos relacionados para a estreia no Carioca. Rogério Ceni acenou algumas vezes com a possibilidade de contar, por exemplo, com Rodrigo Muniz. Ramon pode desbancar Renê e virar reserva imediato de Filipe Luís.

Mais do que oxigenar o elenco, o Flamengo precisa fazer caixa com os meninos do Ninho. A projeção é de abastecer os cofres com R$ 100 milhões em 2021. Recentemente, o clube negociou Reinier (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Lucas Paquetá (Milan, atualmente no Lyon), Léo Duarte (Milan, emprestado ao Istanbul Basaksehir), Jean Lucas (Lyon, hoje no Brest), Felipe Vizeu (Udinese, atualmente no Ceará) e Lincoln (Vissel Kobe).

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Bom para o Vasco? Corinthians venceu todas fora de casa nesta Copa do Brasil

  A Copa do Brasil contraria prognósticos. Quem considerava Cruzeiro e Fluminense favoritos nas semifinais…

1 dia atrás
  • Esporte

O combo inegociável: Por que faltou ao Flamengo uma noite perfeita de Rossi

O Corinthians conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2000 porque, entre outros motivos,…

2 dias atrás
  • Esporte

Um gol só: o limite dos times brasileiros contra europeus no Mundial

Os times brasileiros jamais fizeram mais de um gol nos europeus desde que a Fifa…

2 dias atrás
  • Esporte

Cruzeiro é o sétimo clube do “Big 12 Brasil” comandado pelo técnico Tite

O acerto de Adenor Leonardo Bachi com o Cruzeiro torna o time celeste o sétimo…

3 dias atrás
  • Esporte

Pênaltis de Rayan e John Kennedy explicam Vasco na final da Copa do Brasil

Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…

5 dias atrás
  • Esporte

Dorival leva Corinthians à final 261 dias depois da demissão na Seleção

Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…

5 dias atrás