10 pitacos sobre futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Compartilhe
  1. Vítimas da própria armadilha

O público pagante (28.727) e o presente (30.188) do empate por 0 x 0 entre Flamengo e Fluminense, no Pacaembu, em São Paulo, é de tirar o chapéu — embora os reservas do Corinthians tenham atraído 31.334 pagantes ao Itaquerão na goleada por 4 x 0 sobre o Linense. Mas o clássico carioca não me empolgou. O Fla-Flu teve muita badalação e um repertório de jogo pobre. Muricy Ramalho e Levir Culpi atribuíram o jogo fraco ao cansaço. Reclamem com vossas diretorias. É o preço que se paga por inventar mais um torneio no calendário “organizadinho” do futebol brasileiro. Estamos em março e os dois clubes não param de jogar domingo-quarta-domingo… Enquanto isso, Vasco e Botafogo entram em campo descansados. O time cruz-maltino fez uma festa bonita no sábado, em Cariacica (ES) na vitória magra diante do Boavista. Marcelo Mattos decidiu o jogo. Diante de menos de mil pessoas, o Botafogo manteve a invencibilidade contra o Madureira. Bruno Silva manteve a regularidade do pragmático time de Ricardo Gomes.

  1. Com a “cuca” no Brasileirão

Ao que parece, bastaram duas partidas para Cuca começa a jogar a toalha e pensar a longo prazo, no Campeonato Brasileiro. O técnico do Palmeiras admite que a situação do time é delicada na Libertadores. E reconheceu depois da derrota para o Audax, por 2 x 1, que precisa mudar tudo para dar a sua cara ao time. Para mim, o alviverde é uma prova de que não adianta sair contratando a rodo sem encontrar alguém com capacidade para explorar o material humano. Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira não conseguiram. Cuca é o nome? O Corinthians, como disse no comentário anterior, colocou 31.334 pagantes do Itaquerão na goleada por 4 x 0 sobre o Linense. Para mim, é o favorito ao título estadual. No São Paulo, o técnico Edgardo Bauza vai cavando a própria cova. Não acerta o time. Marcelo Oliveira está soltinho no mercado. Ah, e é sonho antigo da diretoria tricolor. Positiva, só a fase goleadora de Paulo Henrique Ganso — seis gols em 2016. O Santos emperrou diante do Rio Claro.

  1. Benzam os goleiros do Galo!

Depois de perder o goleiro Victor por causa de uma ruptura no menisco do joelho direito, o Atlético-MG pode ficar, agora, sem o reserva. Giovanni se machucou na vitória por 3 x 0 sobre o Tupi no Campeonato Mineiro. A tendência é que o terceiro goleiro, Uilson, assuma a meta alvinegra no clássico do próximo domingo diante do arquirrival, Cruzeiro. Por falar no Tupi, o time de Juiz de Fora negocia a contratação de Sidnei Loureiro, ex-Botafogo, atualmente no Metropolitano-SC, para colocar a casa em ordem e profissionalizar o departamento de futebol. O Tupi começa a planejar a participação na Série B do Campeonato Brasileiro. E o Cruzeiro? Na minha opinião, o técnico Deivid continua vivendo perigosamente. Vitórias apertadas e um time limitado que não engrena. Compreensível o sufoco na vitória por 3 x 2 sobre o Villa Nova, terceiro colocado no Estadual, mas desnecessário se tratando do peso da camisa celeste. Na volta dos mortos vivos, os veteranos Mancini e Fábio Júnior deram sufoco na Raposa.

  1. Três gols em uma semana

Que fase do menino Lincoln, do Grêmio. O moleque fez três gols em uma semana, o último deles neste domingo, de calcanhar, na goleada tricolor por 3 x 0 sobre o Ypiranga pelo Campeonato Gaúcho. Lincoln havia sido herói no empate por 1 x 1 com o San Lorenzo, em Buenos Aires, pela Copa Libertadores da América. Além disso, balançou a rede na partida anterior, a vitória por 3 x 1 sobre o Cruzeiro. Devagarinho, com mérito, Lincoln vai cavando uma vaga de titular na prancheta de Roger Machado. Ele merece ser visto com carinho. Desinteressado no Campeonato Gaúcho, o Internacional não saiu do 0 x 0 na partida contra o Lajeadense. O quinto lugar no Estadual é muito pouco, mas vale lembrar que o colorado é o atual pentacampeão gaúcho. Tem que respeitar essa sequência…

  1. Respira, Kleina

O Atlético-PR trocou Cristóvão Borges por Paulo Autuori, mas os problemas continuam os mesmos. O Coritiba passeou dentro da Arena da Baixada no clássico 328. Juan, aquele lateral-esquerdo do Flamengo, anda batendo um bolão, agora, no meio de campo. Foi dele um dos gols do Coxa. O outro teve a assinatura de Thiago Lopes. Ambos diminuíram a pressão sobre o técnico Gilson Kleina, que andava prestigiado no cargo. E o centroavante Walter, hein? Continua sem balançar a rede em 2016! Antes do clássico na Arena da Baixada, parte da torcedores fez um protesto exibindo máscaras do juiz federal Sergio Moro.

  1. Deu ruim, Grafite!

O centroavante do Santa Cruz teve a chance de ajudar o Santa Cruz a quebrar o jejum de vitórias em clássicos na temporada, mas errou um pênalti defendido pelo goleiro Julio César no Arruda. O Santa Cruz acumula duas derrotas e um empate no ano. Além do milagre do goleiro, o Náutico contou com um gol de Daniel Morais para evitar segurar o rival. O zagueiro Alemão balançou a rede para os donos da casa. A liderança do hexagonal final continua nas mãos do Náutico, seguido por Salgueiro, Sport e Santa Cruz. Se a fase terminasse hoje, o Náutico enfrentaria o Santa Cruz numa semifinal. Salgueiro e Sport fariam a outra.

  1. Lembra do Confiança, Muricy?

Eis mais uma prova de que o Flamengo deu um vexame na semana passada. Carrasco rubro-negro na vitória por 1 x 0 com um jogador a menos desde os oito minutos do primeiro tempo na quarta-feira passada, o Confiança perdeu por 2 x 1 para o arquirrival, Sergipe, no Estadual. Nos outros clássico do fim de semana pelo Brasil, Botafogo e Campinense decepcionaram no Campeonato Paraibano: 0 x 0. No Mato Grosso do Sul, o Comercial atropelou o Misto por 3 x 0.

  1. Do Candangão ao futebol americano

O Distrito Federal ganhou mais uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano, mas, ao que parece, os times não se animaram. Quatro gols em cinco jogos foi um desempenho ridículo no fim de semana. O Luziânia continua invicto depois do empate sem gols com o Brasiliense, em casa. Fora da zona de classificação para as oitavas, o Brasília protagoniza o maior vexame até agora. Dessa vez, perdeu para o Sobradinho. O colorado tem uma partida a menos, é verdade, mas o duelo é justamente contra o Luziânia, nesta quarta-feira. O Gama derrotou o Santa Maria com direito a protesto da torcida. Absurda a decisão da Secretaria de Esporte de realizar uma competição de futebol americano no gramado do Bezerrão. Além do Candangão, o alviverde tem compromissos pela Copa Verde contra o Vila Nova e a estreia na Copa do Brasil. Risco de o gramado ficar impraticável. A torcida do Gama abriu uma faixa na arquibancada para reclamar contra a Secretaria de Esporte do Distrito Federal que dizia: “Julio Cesar e Leila, o Bezerrão não é lugar de futebol americano”. Na parte inferior da tabela, Planaltina-GO e Cruzeiro estão praticamente rebaixados de mãos dadas.

Nona rodada

Paracatu 1 x 0 Planaltina-GO

Sobradinho 1 x 0 Brasília

Taguatinga 0 x 0 Ceilândia

Formosa 1 x 0 Cruzeiro

Santa Maria 0 x 1 Gama

Luziânia 0 x 0 Brasiliense

Classificação

  1. Luziânia, 20 pontos
  2. Gama, 17
  3. Ceilândia, 17
  4. Brasiliense, 15
  5. Sobradinho, 13
  6. Paracatu, 12
  7. Atlético Taguatinga, 11
  8. Formosa, 10

========================

  1. Brasília, 9
  2. Santa Maria, 9

========================

  1. Planaltina, 4
  2. Cruzeiro, 1

Artilheiros: Maicon Paixão (Santa Maria) e Rafael Grampola (Gama), 5 gols

  1. Onde ainda temos um campeonato…

Impressionante a Juventus. Lá se vão 20 rodadas sem perder no Campeonato Italiano. A Velha Senhora continua sem dar sopa para o perseguidor Napoli na corrida pelo título italiano. Goleou o Torino por 4 x 1 e manteve a diferença de três pontos em relação ao time do sul do país, que venceu o Genoa, por 3 x 1. A Juventus não perde na Serie A desde 28 de outubro de 2015, diante do Sassuolo, pela décima rodada. Desde então, são 19 vitória e 1 empate. Uma campanha extraordinária. Sensacional também o Leicester City. Para mim, a história do ano até o momento nas principais ligas da Europa. O time de Claudio Ranieri sofreu para vencer o Crystal Palace, por 1 x 0, mas continua com cinco pontos de vantagem em relação ao Tottenham e inicia contagem regressiva para a conquista de um título inédito. Na edição de domingo do Correio Braziliense, fiz uma matéria especial sobre o Leicester. Quem tiver acesso e puder, dê uma olhada. No clássico do fim de semana, o combalido Manchester United fez o suficiente para derrotar o City, por 1 x 0, gol do xará, Marcus Rashford. O bicho também continua pegando em Portugal. O Benfica lidera com 67 pontos, mas o Sporting soma 65 e o Porto, 61. Ah, sabe de quem foi o gol do Benfica na vitória sobre o Boavista no domingo? Do Jonas! O blog vem falando há um tempão do desempenho dele no futebol europeu, mas o técnico Dunga só se rendeu a ele agora. Jonas foi convocado para o lugar de Firmino. Na Bundesliga, o Bayern de Munique segue cinco pontos à frente do Borussia Dortmund após a vitória por 1 x 0 na casa do Colônia. Não acredito, mas ainda é possível uma reviravolta. Ainda há campeonato também na Holanda. Principalmente, depois da vitória do Ajax, por 2 x 0, em cima do arquirrival PSV. O Ajax assumiu a liderança com 68 pontos e o PSV soma 66.

  1. Onde não temos mais campeonato…

Vamos falar sério. Depois da derrota do Atlético de Madri no fim de semana, a torcida do Barcelona pode encomendar a faixa de campeão espanhol. Tá bom, o time azul-grená empatou por 2 x 2 com o Villarreal, mas a diferença entre o Barcelona e o Atlético de Madri é de nove pontos. Sabe quantos jogos o Barcelona perdeu no campeonato inteiro? Dois! Neymar balançou a rede em uma cobrança de pênalti. Bacana. Cumprindo tabela, o Real Madrid cumpriu a obrigação de atropelar o Sevilla por 4 x 0. Acomodado depois da conquista do título francês com oito rodadas de antecedência, o PSG perdeu para o Monaco por 2 x 0. Os dois gols foram brasileiros — de Vagner Love e de Fabinho.

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

4 horas atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

13 horas atrás
  • Esporte

Balanço financeiro: Federação do DF tem superavit milionário pela primeira vez

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) praticamente dobrou o superavit de 2022 e…

17 horas atrás
  • Esporte

O tabu do Fla contra o Bota em jogos às 11h: palpites da 4ª rodada do Brasileirão

Brasileirão – 4ª rodada Vasco x Criciúma Quando: 27/4, às 16h, São Januário Na torcida…

3 dias atrás
  • Esporte

O tempero de Pekerman na estreia vitoriosa de Luis Zubeldía no São Paulo

Luis Zubeldía era reserva da Argentina no Mundial Sub-20 de 1999, na Nigéria.  A seleção…

4 dias atrás
  • Esporte

Lição do Boca ensinou Abel Ferreira a mudar Palmeiras contra o Del Valle

A resistência de Abel Ferreira para ceder ao farol alto de Endrick e dar passagem…

5 dias atrás