Sentimentos paloccianos

Publicado em coluna Brasília-DF

A perspectiva de prisão de Lula depois da condenação em segunda instância tiraram de Antonio Palocci as esperanças de deixar a cadeia numa delação premiada. É que, com o líder maior de seu partido prestes a lhe fazer companhia, há quem diga que não interessaria ao Ministério Público outros acusados que Palocci poderia delatar. Leia-se o mercado financeiro que, até agora, não foi atingido pela Lava-Jato como ocorreu com o da construção civil. Não é à toa que o ex-ministro tem dito a amigos que se sente abandonado e deprimido. “A gente se acha grande, mas a cadeia é maior que a gente”. Condenado apenas em primeira instância, Palocci está preso preventivamente há um ano e quatro meses.

Previdência, reforma? E eu com isso?!!

Deputados já chegaram reclamando que ministros de vários partidos não estão nem aí para a reforma da Previdência. Nos últimos dias, com as excelências de volta à Esplanada, não são poucos os parlamentares que alegam dificuldades em ser recebidos. “Só os ministros do Palácio trabalham pela reforma. Os demais, ou não acreditam ou são contra”, avalia Hildo Rocha (MDB-MA).

Vai que é tua, Rodrigo!

O PT vai cobrar de Rodrigo Maia uma atitude mais incisiva em relação aos abusos de auxílio-moradia concedidos aos três poderes da República. “Ele está errado em não puxar esse assunto. Com todas as denúncias, a Câmara deveria sair na frente e regulamentar isso, disciplinando o cumprimento da Constituição Federal”, diz o ex-líder do PT, Carlos Zaratini.

Por falar em Rodrigo…

As apostas de quem conhece a política são de que a imagem do viaduto do eixo rodoviário de Brasília despencando será explorada por todos os partidos na campanha eleitoral. O governador Rodrigo Rollemberg só conseguirá conter o desgaste se recuperar tudo antes das eleições e fizer com que a população entenda que, em 2011, o governador que recebeu o relatório e não fez nada era Agnelo Queiroz, do PT.

E Lula, hein?

Experientes advogados apostam que o relator do caso Lula no Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, vai sacar a súmula 691 para indeferir a liminar que acompanha o pedido de habeas corpus. Em seguida, Fachin pedirá a manifestação do Ministério Público sobre o mérito. E aí, será esperar a decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Por falar em PT…

O partido não quer saber. Vai tentar registrar a candidatura de Lula e ponto. Se o novo presidente do TSE, Luiz Fux, achar que é “irregistrável”, terá que impedir os petistas em agosto. Será confusão para mais de metro.

Tchau, DEM/ Que ninguém se surpreenda se o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) migrar para o MDB. Ele conversou com o ex-deputado Tadeu Fillippeli assim que perdeu a disputa pela liderança do democratas para Rodrigo Garcia, de São Paulo, ex-secretário de Geraldo Alckmin. É o governador e Rodrigo Maia construindo pontes, deixando Fraga para escanteio.

Se quiser, pode ir/ O DEM não está muito preocupado com o movimento de Alberto Fraga. Vai receber uma penca de deputados de vários partidos.

Por falar em MDB…/ O que se diz no Congresso é: o partido de Michel Temer é a única certeza sobre 2019. Seja quem for o presidente, o MDB dará um jeito de ser governo.

..lá também tem gente de saída/ O deputado Jarbas Vasconcelos (foto) vem sendo cortejado por vários partidos, interessados em tê-lo como candidato ao Senado. O PSB, entretanto, terá que escolher entre Jarbas e o PT. Sabe como é: hoje, Lula e Jarbas no mesmo palanque, não dá.